We Truck, um truque para revolucionar a eficiência energética e preservação dos camiões refrigerados

0

Foi o grande fascínio que sentem pelos camiões que motivou os responsáveis da startup portuguesa AddVolt a procurar soluções que os rentabilizassem. Tudo teve início com um projeto desenvolvido no âmbito dos estudos superiores cujo objeto eram os camiões refrigerados e o aproveitamento de diversas fontes de energia disponíveis. À conversa com o Buzz Media, Ricardo Soares e Bruno Azevedo, respetivamente COO e CEO da AddVolt, explicam a origem e lógica de funcionamento desta inovação, o We Truck, que pode trazer grandes benefícios ao ambiente, à preservação dos camiões e ao bolso das empresas frotistas.

A AdOs CEO e COO da AddVolt.dVolt é uma startup que conta com a energia e a dedicação de seis engenheiros que estão a desenvolver o WeTruck, e querem mudar a forma como imaginamos um camião.

Temos imenso respeito e uma enorme admiração por estes veículos, sabemos que vivem para o trabalho, muitas vezes em condições exigentes, tornam-se companheiros daqueles que os manobram, um motivo de muitas histórias, e partilham a ambição de transportar e mover cada vez mais e melhor.

Desempenham um papel de enorme responsabilidade na economia e no mundo em que vivemos, mas nós sabemos que ainda podem fazer muito mais para além daquilo que estamos acostumados a ver.

Fala-se de camiões ou autocarros e imediatamente imaginamos um veículo enorme e pesado, mas para nós o peso significa potencial e a dimensão é sinónimo de capacidade.

Afinal como é que surgiu o WeTruck?

A ideia começou durante a tese de mestrado em sistemas de travagem regenerativa aplicada aos veículos pesados, e começou a tomar forma com uma estreita relação com uma empresa de transportes nacional.

Identificámos alguns problemas na frota, nomeadamente nos camiões refrigerados, e estamos determinados em resolvê-los.

Temos que nos orgulhar por viver num país que tem empresas de transportes com imensa experiência, tecnologia e uma enorme cultura de inovação que nos deu a conhecer a operação de cada camião em cada quilómetro que percorre.

O que é o WeTruck?

Wetruck é uma solução não invasiva para as frotas das empresas de transporte e logística de produtos refrigerados.

Quando instalamos o WeTruck no camião, este passa a usar a energia do sol e a energia das travagens para produzir energia elétrica suficiente para alimentar o sistema de refrigeração. Assim, reduz-se drasticamente o número de horas de funcionamento do motor a diesel, resultando na redução do consumo de combustível, custos de manutenção, emissões de ruído e emissões de CO2.

Estamos sediados no UPTEC e temos vindo a participar em diversas iniciativas que nos têm permitido robustecer o plano de negócios e a tecnologia em simultâneo. Um exemplo foi a participação no inRes, um programa de aceleração de negócios nos Estados Unidos, promovido pelo Programa CMU Portugal. Depois de uma fase de preparação em Portugal, beneficiámos de um período de imersão em Pittsburgh e na Carnegie Mellon University. Levámos o WeTruck e fomos ao encontro de problemas nas frotas.

Sentimos que foi uma excelente oportunidade para estar em contato com o mercado de elevada dimensão para a nossa tecnologia, altamente competitivo e com uma aproximação especializada ao cliente.

Desenvolvemos metodologias e estratégias de aproximação ao mercado altamente orientadas às necessidades do cliente, e ao mesmo tempo alargamos a nossa rede de parceiros e potenciais clientes.

Ainda mais importante foi a abertura de portas para a exploração deste mercado no Futuro.

Fonte: BuzzMedia

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply