VW lança oferta para adquirir o capital da MAN

0

manA Volkswagen (VW) vai apresentar uma oferta para adquirir o capital remanescente da MAN, com o objetivo de assumir o controlo total da fabricante de camiões alemã.

A maior construtora automóvel europeia, que já detém 75,03% dos direitos de voto, pretende alcançar um acordo de domínio com os restantes acionistas e abrir um processo de negociação com o conselho de administração da MAN, indica um comunicado ontem divulgado. A participação em causa está avaliada em cerca de 3,2 mil milhões de euros, tendo em conta o preço de fecho das ações na passada quarta-feira.

A VW quer garantir uma integração mais profunda entre a MAN, a sua própria divisão de veículos comerciais e a fabricante de camiões sueca Scania, que também controla, com o objetivo de ultrapassar Volvo e Daimler enquanto maior produtora de camiões pesados na Europa. Refira-se que a assinatura de um acordo permitiria à multinacional germânica integrar por completo a MAN nas suas operações.

Em concreto, a Volkswagen deve apresentar uma oferta exclusivamente em cash, pagando no máximo 95 euros por cada título da MAN, uma vez que as perspetivas para a empresa permanecem incertas, avançou Sascha Gommel, analista do Commerzbank, citado pela agência Bloomberg. O resultado operacional da MAN quebrou 39% nos primeiros nove meses de 2012, para 656 milhões de euros.

 

Fonte: Oje

Share.

Leave A Reply