Volvo disponibiliza informação sobre o impacto dos camiões no ambiente

0

Ciente da importância que as responsabilidades ambientais têm para as empresas, a Volvo Trucks disponibiliza online uma informação detalhada do impacto dos seus camiões no meio ambiente.

“A procura de informação detalhada, por parte dos nossos clientes, sobre a pegada climatérica e ambiental dos nossos camiões aumentou nos últimos anos,” afirma Lars Mårtensson, diretor de Assuntos Ambientais da Volvo Trucks. “Esta informação está ao alcance de todos através de um serviço interativo no nosso site”, acrescenta. Com esta informação é possível fazer cálculos detalhados de parâmetros como a produção, desde a extração inicial de matéria-prima até ao processamento dos materiais usados nas centrais da Volvo Trucks e nas fábricas dos seus fornecedores pela Europa. O transporte relacionado com a produção está também incluído.

A EPD (Declaração Ambiental de Produto) da Volvo foi lançada em 2001, em conjugação com o lançamento dos novos camiões da companhia, os Volvo FH e FM. A ferramenta EPD tem sido aperfeiçoada desde essa altura. Mais recentemente, a análise do ciclo de vida dos modelos FE e FL foi também concluída. Isto significa que atualmente todos os modelos da gama de camiões da Volvo têm a sua Declaração Ambiental de Produto. “A EPD mostra que o modo como um camião é usado tem um papel fundamental. Tudo o que afeta o consumo de combustível, como o estilo de condução, a assistência e o tipo de combustível utilizado, pode ser monitorizado pela EPD. Esta ferramenta mostra a importância de examinar e perceber tudo o que podemos fazer para o influenciar. Esta visão holística e as análises de ciclo de vida são os principais ingredientes do trabalho da Volvo com cenários de futuro,” conta Lars Mårtensson.

A ferramenta EPD está dividida em cinco secções: materiais e produção, combustível, emissões de escape, manutenção e fim de vida.

in FrotaNews

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply