Volvo apresenta tecnologia de condução mãos-livres

0

A primeira demonstração bem sucedida do projeto SARTRE – Safe Road Trains for the Environment, da Comissão Europeia, teve lugar no campo de treinos da Volvo, na Suécia. O ponto de atração neste projeto centra-se no conceito ‘platooning’, que encarrila vários veículos e onde o condutor no veículo da frente é seguido automáticamente por uma série de carros.

Neste encarrilamento de veículos, cada carro controla a distância, a velocidade e a direção do carro da frente. Todos os veículos estão completamente separados uns dos outros e podem abandonar o processo a qualquer momento. Contudo, uma vez incluído no encarrilamento, os condutores podem relaxar e realizar outras tarefas enquanto o carro segue viagem.

Os testes, que foram os primeiros a ser colocados em prática, incluíram um camião líder e um um carro que o seguia (Volvo S60). O camião utilizado foi o Volvo FH automático 6×2, com um motor de 13 litros, que incorporava os sistemas de segurança oferecidos pela Volvo Trucks.

“O SARTRE é um projeto entusiasmante e com um grande potencial de poupança de combustível e de segurança rodoviária”, frisou Carl Johan Almqvist, diretor de segurança de produtos e de tráfego da Volvo Trucks. “O platooning oferece a perspetiva de melhorar a segurança rodoviária, melhorando igualmente o conforto do condutor em viagens de longa distância tal como reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2”, acrescentou Tom Robinson, da Ricardo UK Ltd, a empresa coordenadora do projeto.

in Frota News

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply