Vendas de carros disparam com renovações de frota

0

As vendas de automóveis estão a começar a recuperar em Portugal depois de dois anos de crise. De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Maio, as vendas subiram 42,4 por cento face ao mesmo mês do ano passado.

No mês passado venderam-se 23.613 viaturas em Portugal, com os ligeiros de passageiros a crescerem 46,7 por cento e os comerciais ligeiros a venderem mais 30,5 por cento. Apenas os pesados registaram uma quebra nas vendas, de 11,7 por cento.

A ACAP explica que o aumento das vendas só é tão positivo porque compara com 2009, um ano que foi o pior dos últimos 22 em termos de vendas. Para além disso, diz a associação, houve também uma «reanimação das vendas a empresas de rent-a-car e gestoras de frotas».

A perspectiva do aumento do IVA, que entra em vigor a 1 de Julho, poderá também ter contribuído, levando os portugueses a anteciparem as compras.

Olhando para o período acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os números são igualmente animadores: foram vendidos 108.401 veículos, mais 47,5 por cento que em igual período do ano passado.

in Agência Financeira

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply