Veículos na União Europeia passarão a incluir sistema de ligação automática para o 112 a partir de 2018

1

ECall é o nome do sistema que em 2018 se tornará o novo habitante dos carros em circulação na União Europeia. Este sistema automático terá a função de estabelecer ligação com o número europeu de emergência (112), por forma a melhorar a rapidez e eficácia dos primeiros socorros nas estradas. A instalação do eCall foi recentemente aprovada pelos ministros dos Transportes da União Europeia; a infraestrutura está ainda em desenvolvimento e o seu uso será gratuito.

Sistema deverá reduzir para metade o tempo de resposta a emergências.

Os ministros dos Transportes da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira, em Bruxelas, a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados fabricados a partir de 2018.

O sistema de chamadas de emergência foi concebido para tornar mais rápidos os serviços de emergência à escala da UE em caso de acidente de viação, esperando-se que contribua para reduzir o número de vítimas mortais.

A partir de 31 de março de 2018, serão instalados os aparelhos sem fios eCall, que ativam automaticamente um sinal de alarme para o número europeu de emergência, 112.

O eCall, que será compatível com os sistemas de navegação por satélite, deverá reduzir para metade o tempo de resposta a emergências.

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 1 de outubro de 2017 e a sua utilização estará acessível a todos os consumidores e gratuita.

Em termos de salvaguardas, os veículos não serão objeto de localização constante e os dados relativos às localizações anteriores do veículo serão permanentemente apagados e não serão comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do veículo.

A decisão do Conselho de Ministros da UE será confirmada, sem alterações, pelo Parlamento Europeu ainda antes do verão.

Fonte: Público / LUSA | Fonte (imagem): Manuel Roberto

Melhore a comunicação com os carros da sua frota, sabendo sempre onde se encontram através destas soluções de localização.

 

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação