União Internacional dos Transportes pede adiamento do ADR

0

A IRU vai solicitar às autoridades competentes que atrasem a data de entrada em vigor do acordo europeu sobre transporte internacional de mercadorias perigosas por estrada (ADR) de 31 de dezembro de 2009 a 1 de julho de 2011 (data de entrada em vigor do ADR 2011). A associação internacional de transportadores rodoviários vai adoptar esta posição na a próxima reunião do seu Grupo de Peritos de Mercadorias Perigosas (GEMD), que terá lugar a 25 de fevereiro de 2010 em Genebra.

A IRU sustenta que, conforme o acordo europeu sobre ADR, as autoridades competentes de cada país deveriam ter classificado os seus túneis antes do fim de 2009.

Mas salvo algumas informações em Portugal, Suíça, Reino Unido, França e Alemanha, não há nada formal a esse respeito. Alega a IRU que os países que não tenham classificado os seus túneis beneficiam de uma vantagem de mercado face aos que o fizeram. E que é fundamental para uma empresa de transportes conhecer estes dados sobre túneis e respectivas restrições aquando do planeamento das suas rotas.

São cinco as possíveis classificações de túneis relativas às restrições à circulação de pesados:

A – Sem restrições de transporte de mercadorias perigosas.
B – Restrições ao transporte de mercadorias perigosas suscetíveis de provocar una explosão muito importante.
C – Restrições ao transporte de mercadorias perigosas suscetíveis de provocar una explosão muito importante, importante, ou uma fuga importante de matérias tóxicas.
D – Restrições ao transporte de mercadorias perigosas suscetíveis de provocar una explosão muito importante, importante ou uma fuga de matérias tóxicas ou um incêndio importante.
E – Restrições ao transporte de qualquer tipo de mercadorias perigosas salvo os números ONU 2919, 3291, 3331, 3359 e 3373.

Fonte: FrotaNews

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply