UE quer renovar frotas com carros eléctricos

1

O Parlamento Europeu sugeriu esta quinta-feira que as instituições europeias e os Estados-membros substituam progressivamente a sua frota de veículos de combustão utilizados pelos serviços públicos por carros eléctricos.

A sugestão dos eurodeputados está contida numa resolução (declaração política) adoptada esta quinta-feira, por larga maioria, pela assembleia em Bruxelas, na qual o Parlamento Europeu propõe a criação de um mercado único de veículos eléctricos e a normalização internacional, ou pelo menos europeia, das infra-estruturas e tecnologias de recarga.

De acordo com a assembleia, a substituição das frotas actualmente utilizadas pelos serviços públicos por veículos eléctricos deve ser estimulada através de concursos públicos.

Apontando que os veículos eléctricos e os híbridos com ligação directa à corrente são «uma das principais opções na estratégia mais vasta para a redução das emissões» de gases com efeito de estufa, a assembleia diz apoiar a intenção da Comissão de, até 2011, estabelecer uma norma europeia para a recarga dos veículos eléctricos que garanta a interoperabilidade e a segurança das infra-estruturas.

A Comissão e os Estados-Membros devem criar as condições necessárias à existência de um mercado único de veículos eléctricos e evitar regimes incompatíveis e normas que não sejam interoperáveis, afirma o Parlamento Europeu.

in IOL Diário

Share.
Saiba mais sobre:   Frotas amigas do ambiente

1 comentário

Leave A Reply