Transportes Urbanos de Braga (TUB) renova e reforça frota com autocarros usados da STCP

0

A Transportes Urbanos de Braga (TUB) comprou 44 autocarros usados à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). Com este passo, a empresa municipal responsável pelo transporte público rodoviário de passageiros naquela cidade assegura uma renovação parcial da frota, bem como o seu reforço com vista ao alargamento do serviço prestado.

A empresa municipal de Transportes Urbanos de Braga (TUB) adquiriu 44 autocarros usados à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) por cerca de 250 mil euros, num “negócio de oportunidade e de grande utilidade” O edil bracarense deu nota do “excelente negócio para os TUB” no final da reunião quinzenal do executivo anunciando que “o problema da aquisição de viaturas fica resolvido para os próximos cinco anos”.

Esta aquisição – que contempla 39 autocarros standard e cinco miniautocarros – permite enviar para abate cerca de 30 viaturas que estavam em circulação apesar de já terem 25 a 30 anos, revelou Ricardo Rio.

A frota dos TUB ficará com 129 viaturas, 75 por cento das quais “idênticas”, o que para o presidente da Câmara permite “uma optimizaçã o extraordinária” do ponto de vista da manutenção e da gestão.
Embora usados, os 44 autocarros adquiridos pelos TUB estão “dentro do prazo de vida normal” prevendo-se que durem, pelo menos, mais 15 anos, sendo equivalentes aos que os STCP têm a circular no Porto.

Ricardo Rio salvaguardou, ontem, que a transportadora municipal não teria condições para adquirir tal número de viaturas novas, o que “limitaria o alcance das medidas” visadas pelo reforço da frota e que passam por “responder a novos desafios” como novas carreiras e o alargamento de percursos.

O valor da aquisição foi pago a pronto e dá um saldo de cerca de uma dezena de viaturas entre a frota actual e as três dezenas que vão para abate.

Os autocarros estão já a ser customizados e devem entrar em circulação no início do próximo ano, avançou o edil bracarense.

Por: Teresa M. Costa | Fonte: Correio do Minho

Mantenha a sua frota de transporte de passageiros na linha com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply