Transportes Urbanos de Braga distinguidos pela maior organização mundial de certificação, a SGS

0

O modelo de gestão dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) foi distinguido esta manhã por aquela que é a maior organização a operar, a nível mundial, no âmbito da certificação: a Société Générale de Surveillance (SGS).

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) foram distinguidos, esta manhã, 21 de setembro, pelo seu Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), através da Norma Portuguesa (NP) 4457, pela SGS, a maior organização mundial no domínio da inspeção, verificação, análise e certificação.

A Câmara Municipal de Braga abriu as portas do Salão Nobre dos Paços do Concelho para acolher a cerimónia de entrega da certificação IDI e para renovar a certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001).

Teotónio Andrade dos Santos, administrador dos TUB, aproveitou a ocasião para apresentar o modelo de gestão adotado pelos Transportes Urbanos de Braga, assim como as diversas participações nas iniciativas realizadas em Braga, nomeadamente na ‘Braga Romana’ e na ‘Noite Branca’, onde foram introduzidas novas rotas e horários propositadamente criados para esses eventos.

De acordo com o administrador dos TUB, o sistema de gestão introduzido baseia-se em três pilares: na interface com diversos parceiros, nomeadamente a Câmara de Braga, as universidades do Minho e Católica, a InvestBraga, a Associação Comercial do Minho, Associação Industrial do Minho, a UITP – União Internacional dos Transportes Públicos, entre outros; na gestão de ideias, que visa “dinamizar a criatividade e, ao mesmo tempo, uma mudança cultural e organizacional”; e por fim a gestão de projetos que se baseia no marketing e nas questões organizacional, de processo e de serviços.

Paulo Gomes, representante da SGS, que se mostrou “deslumbrado com este projeto”, destacou que a entrega do certificado IDI “apesar de ser um ato simbólico, é um ato marcante para a vida dos Transportes Urbanos de Braga”.

“Não é muito comum encontrarmos empresas municipais ou públicas que tenham esta visão de longo prazo, que tenham objetivos sobre a sustentabilidade e o bem-estar dos seus cidadãos, com um projeto para 2025”, afirmou o representante da SGS, uma organização mundial no domínio da inspeção, verificação, análise e certificação, fundada em 1878, na França, presente em mais de 140 países, e que conta com mais de 80 mil colaboradores.

O responsável destaca a “vontade de fazer mais e melhor pelos cidadãos” dos TUB, ressaltando, ainda, a “visão sobre a sustentabilidade da mobilidade urbana” da autarquia de Braga, resultado de um “planeamento a longo prazo de soluções para otimizar a vida dos cidadãos, dando um exemplo a tantos outros municípios”.

“A NP 4457 é uma norma impar no panorama mundial. E é considerada como estratégica pelo Estado Português, como é evidenciado na aposta que é feita no Programa Portugal 2020, onde são explícitos os incentivos para as organizações que pretendam implementar esta norma nas suas organizações”, explicou Paulo Gomes, salientando que mais importante que esta distinção, é o “compromisso manifestado pelos TUB perante os seus utentes, na procura incessante de melhores condições de transportes urbanos para a região”.

Para Firmino Marques, presidente do Conselho de Administração dos TUB e vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, “sermos reconhecidos em termos de certificação, em dois momentos importantes, pela SGS, é um ato que nos enche de orgulho”, sendo este o resultado da “capacidade de inovação dos TUB e da forte aposta na competitividade e na gestão eficaz” daquela empresa municipal.

O autarca desafiou os bracarenses a usufruir dos TUB durante as iniciativas realizadas na cidade, de forma a “obrigar a aumentar a frota de serviço”. “É com a exigência dos bracarenses, participando e envolvendo-se no transporte público”, que fazem com que os TUB se sintam “mais responsabilizados”, forçando-os a responder “afirmativamente às necessidades da população, quer no dia a dia, quer nos grandes eventos da cidade”.

“O transporte público de Braga orgulha os bracarenses, orgulha o Município e, naturalmente, orgulha quem diariamente defende esta camisola, que são os Transportes Urbanos de Braga”, reconheceu o presidente do Conselho de Administração dos TUB.

Fonte: Gazeta do Rossio | Fonte (imagem): TUB – Transportes Urbanos de Braga

Mantenha a sua frota de transporte de passageiros “na linha” com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply