Transportes: Fiscalização tem resultado positivo

1

A Autoridade de Segurança Económica e Alimentar realizou hoje uma mega operação para assinalar o Dia Mundial do Consumidor e que envolveu 200 inspectores. Nos 13 postos de fiscalização, de norte a sul do País, detectaram um incumprimento na ordem dos 3%, o que, para o presidente da estrutura, é o resultado da eficácia da acção fiscalizadora.

“Os operadores económicos estão mais rigorosos, verifica-se uma menor taxa de incumprimento face à organização e à forma como tem actuado a ASAE”, disse António Nunes ao DN em termos de balanço dos quatro anos de actividade da estrutura. E é sobretudo no sector alimentar que se registam melhorias significativas.

Ontem, 200 inspectores da ASAE fiscalizaram viaturas de mercadorias, apoiados por elementos da PSP e GNR que, também, verificaram a documentação dos condutores. O estado de conservação dos alimentos, o seu acondicionamento, a higiene e a documentação foram os principais pontos avaliados.

Um dos 13 locais da operação foi a ponte 25 de Abril, no sentido Sul/Norte. Entre as 07.00 e as 10.20, 11 inspectores da ASAE inspeccionaram 128 veículos, apoiados por 12 polícias, num total de 121 003 quilos de produto controlado. Emitiram quatro contra-ordenações devido à falta de higiene e deficiente acondicionamento do produto em causa: pão e peixe. E foram apreendidos 174,5 quilos de mercadoria, no valor de 835 euros. A massa de pão e o peixe eram transportadas em deficientes condições de refrigeração e, na carrinha da panificadora, um carrinho de carga sujo era um foco de contaminação dos alimentos.

Os produtos alimentares em mau estado apreendidos são destruidos ou doados ao Jardim Zoológico, decisão que fica a cargo do proprietário dos mesmos.

in Diário de Notícias

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

1 comentário

  1. Pingback: Transportes: Fiscalização tem resultado positivo | Blog Gestão de … – resultado

Leave A Reply