Transportes Europeus e um olhar para Portugal

0

Pordata criou recentemente uma secção dedicada aos “Transportes na Europa”, estando disponíveis informações sobre os países que mais investem em infraestruturas, a posição de Portugal comparativamente a outros países do velho continente, entre outros aspetos.

Veículos por habitante

Esta componente só poderia ser liderada por um país com elevada solidez financeira, como é o caso do Luxemburgo. Este pequeno país é aquele que apresenta o maior número de veículos ligeiros de passageiros (numa lógica per-capita). Portugal surge a meio da tabela, com 428 veículos por mil habitantes.

Autoestradas e condições de circulação – Um saudoso obrigado aos anos 90

Até 2013, o último ano para o qual existem dados, Portugal dispunha de 2988 quilómetros de autoestradas. Este número não faz frente a muitos países europeus, mas se for analisado de acordo com os parâmetros (por habitante e extensão de território), o caso muda de figura.

E se as condições da rede de estradas podiam estar melhores, a verdade é que já estiveram bem piores. Em 1990, a extensão das auto-estradas nacionais não ia além dos 316 quilómetros. Ou seja, em apenas 23 anos a rede de autoestradas nacionais terá crescido aproximadamente 89%.

Redução do Investimento em Infra-Estruturas – E de repente já não estamos nos anos 90

Nos últimos anos, e graças à sobejamente conhecida e discutida crise, o investimento nacional em infra-estruturas foi fortemente reduzido.

Esta foi, aliás, uma tendência em grande parte dos países europeus. Mas em Portugal, particularmente, o desinvestimento em infra-estruturas rodoviárias, marítimas, aéreas ou ferroviárias foi intenso e com consequências para outros setores de atividade.

Fonte: Visão (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply