TJA – Transportes J. Amaral testa otimização do motor e economia de combustível do Ultimate Cell

0

A TJA – Transportes J. Amaral, S.A. procedeu a uma instalação de teste do dispositivo Ultimate Cell (designado em português “célula de Hidrogénio”) numa das viaturas da sua frota. Este dispositivo advoga ser eficiente na otimização dos motores de combustão interna e na redução do consumo de combustível e das emissões de gases de escape, sendo eficaz em motores a gasóleo, gasolina e GPL.

O princípio de funcionamento do produto baseia‐se na introdução de pequenas quantidades de hidrogénio na conduta de admissão de ar do motor, de forma a otimizar a queima dos combustíveis tradicionais, tornando o motor mais eficiente e reduzindo o seu impacto ambiental.

Normalmente instalada no compartimento do motor, a Ultimate Cell é alimentada através do circuito elétrico do veículo e ligada diretamente à bateria do veículo ou à caixa de fusíveis. Graças a um módulo eletrónico embutido, quando se encontra ligada a uma tensão permanente, a Ultimate Cell é ativada apenas quando o motor está em funcionamento. Uma vez em funcionamento, a Ultimate Cell inicia um processo de eletrólise controlada eletronicamente, resultando na separação química das moléculas de hidrogénio e oxigénio que serão introduzidas no ar de alimentação do motor. O hidrogénio produzido funciona então como um catalisador no interior do motor, permitindo uma combustão mais rápida e completa do combustível tradicional.

O processo resulta num melhor desempenho do motor, que passa a exibir um funcionamento mais silencioso e suave e um aumento de binário a baixa rotação, proporcionando também uma condução mais confortável e com menor necessidade de recorrer à caixa de velocidades. É esse funcionamento otimizado do motor que, em teoria, proporcionará a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões de gases de escape, minorando os custos de funcionamento do motor e produzindo uma ação menos agressiva sobre o meio ambiente. O eletrólito fornecido com a Ultimate Cell permite percorrer cerca de 70.000km (aproximadamente 2.000 horas), findos os quais se torna necessário recarregar o dispositivo com novo eletrólito.

Caso os resultados obtidos com esta instalação-piloto revelem que o equipamento permite efetivamente obter uma redução do consumo de combustível, a TJA equacionará a sua aplicação a outras viaturas da frota.

Facilite a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply