Startup portuguesa promete acabar com distrações e fadiga ao volante

0

Existe um problema que poderá estar em vias de ser resolvido graças à HealthyRoad. Esta startup portuense tem vindo a desenvolver uma app que emite alertas pelo telemóvel, sempre que são detetados indícios de fadiga ou adormecimento do condutor.

Já percebeu onde queremos chegar? Exato, as distrações e fadiga ao volante são fatores que não só prejudicam a performance do condutor, como também colocam em risco a segurança e a vida dos automobilistas e utentes da via.

A aplicação que está apenas disponível para o sistema operativo Android, de forma gratuita e “permite analisar o comportamento de condução do condutor, através da utilização da câmara frontal do dispositivo móvel. No caso de o condutor adormecer ao volante ou estar distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual por forma a acordar o condutor ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução», refere a HealthyRoad.

HealthyRoad. Esta startup portuense que desenvolveu uma app que emite alertas pelo telemóvel, sempre que são detetados indícios de fadiga e distração.

A tecnológica portuense desenvolve, há já algum tempo, tecnologias de monitorização do rosto que permitem a identificação de sinais de fadiga ou distração. Várias empresas de camionagem, seguradoras e até mesmo a BMW, têm vindo a testar esta tecnologia.

HealthyRoad. Esta startup portuense que desenvolveu uma app que emite alertas pelo telemóvel, sempre que são detetados indícios de fadiga e distração.

Um dos fundadores da HealthyRoad, André Azevedo, explica a pertinência do projeto “«Na Europa, um terço dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20% a 25% por adormecimento. São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade.

Saiba mais em http://exameinformatica.sapo.pt//noticias/software/2016-07-25-Startup-portuense-lanca-app-gratis-que-evita-distracoes-ao-volante

Fonte: Exame Informática (adaptado)

Proteja-se e ao seu carro contra o carjacking com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply