Sistema alerta condutores em risco de acidente

0

Por vezes, a pressão de chegar a tempo à visita marcada com o cliente leva os motoristas a efectuarem um tipo de condução perigosa tanto para si como para a viatura, a carga, e os restantes condutores na estrada. Assim, a empresa Mobileye, especialista em desenvolvimento de equipamentos para uma condução segura, desenvolveu um sistema que alerta o condutor quando realizar uma manobra perigosa ou estiver na eminência de um sinistro.

O Mobileye C2-170 Advanced Warning System (Sistema de Alerta Avançado) actua através de sensores de computador. Consiste num pequeno visor, que é aplicado no painel do veículo, que emite sinais sonoros e visuais quando condutor se encontra em situações potencialmente perigosas.

Tecnologia anti-distracção ao volante

Assim, caso o condutor se desloque para a berma, o sistema emite o som de três sinos e o visor acende. O sistema mede a distância do condutor em relação ao veículo da frente, de forma a que este mantenha a distância de segurança.

O Mobileye C2-170 analisa permanentemente a distância do condutor dos outros veículos, comparando-a com a capacidade dos travões do veículo. Em caso de eminência de acidente, emite um forte sinal sonoro. O sistema também se adapta aos hábitos de condução do condutor. Por exemplo, se este tiver o hábito de fazer curvas de forma perigosa, o sistema emite alertas quando surgir uma curva, forçando a melhoria do seu comportamento.

Este sistema pode ser útil para a Gestão de Frotas, uma vez que inclui também várias funcionalidades para gestores, como alertas caso o condutor se tenha deslocado para a berma um número de vezes considerável, o que pode significar fadiga. O gestor de frota recebe mensagens de alerta em tempo real, o que lhe permite entrar de imediato em contacto com o motorista.

Leia mais sobre tecnologias para Gestão de Frotas

Mobileye previne acidentes
Esta tecnologia pode melhorar significativamente o comportamento dos condutores, já que os gestores de frota têm acesso a relatórios sobre o mesmo. De facto, a empresa Daimler Benz concluiu que 90 por cento dos acidentes que tem poderiam ter sido evitados com alertas de 1.5 segundos antes do sinistro. O Mobileye emite alertas com 2.4 segundos de avanço.

in Business Fleet

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply