Serragel poupa 35% em combustível com sistema de Gestão de Frotas

2

A Serragel, empresa com actividade em comercialização de produtos alimentares, tem expandido significativamente a sua presença no território nacional, com maior incidência na zona norte e centro do país. Com uma frota de 26 viaturas, a aquisição de um sistema de Gestão de Frotas permitiu solucionar problemas de produtividade das equipas em campo, e reduzir custos associados a sinistros e consumo de combustível.

A aplicação do sistema de Gestão de Frotas permitiu, segundo Luís Santos, o responsável da empresa, aumentar a produtividade. “Muitos dos nossos colaboradores percorriam trajectos desnecessários, efectuando quilómetros indevidos, desgastando as viaturas e desperdiçando tempo útil. Para além disso, verificámos situações de viaturas paradas durante várias horas com o motor ligado, o que revela não só uma má utilização do tempo de trabalho, mas também um assinalável desperdício de combustível associado às velocidades, quase sempre exageradas, que se registavam antes da instalação do sistema de gestão de frotas”.

Em apenas 6 meses, o sistema de Gestão de Frotas adoptado pela Serragel permitiu reduzir em 35% a factura de combustível, de um gasto mensal de 18 000 euros, a empresa passou a gastar menos 6 000 euros, reduzindo a factura de combustível para 12 000 euros mensais.

Fonte: Convergence.com.pt

Sistema de gestão de frotas rentabiliza colaboradores da Sograma

Last modified on 2010-03-15 17:49:32 GMT. 1 comment. Top.

A Sograma Jardins nasceu em 1991 e lançou-se no mercado como empresa de construção, manutenção, reparação de jardins e sistemas de rega, bem como aluguer e/ ou substituição de plantas de interior. A empresa cresceu rapidamente, o que potenciou o aumento da frota comercial. O célere crescimento da frota automóvel aumentou a necessidade de controlar os custos, bem como as equipas de trabalho.

A empresa investiu, então, num sistema de gestão de frotas via localização GPS. Aplicado a 31 viaturas, o sistema permitiu-lhe reduzir custos operacionais, poupar combustível e aumentar a produtividade. “Os resultados finais são excelentes. Existe algum cuidado nos funcionários nas suas deslocações. O nosso controlo é muito facilitado com a visualização das carrinhas nos locais de trabalho, em que podemos controlar o tempo de permanência nos jardins. O que se paga por dia pela utilização do serviço é irrisório em relação ao que se poupa”, afirmou Gonçalo Cruzeiro, responsável da Sograma.

Leia mais sobre Gestão de Frotas via GPS

Gestor de serviços aumenta produtividade da Wurth Brasil

Last modified on 2010-03-25 09:21:45 GMT. 0 comments. Top.

A Wurth é uma empresa cuja actividade se centra no desenvolvimento de peças para a indústria e o comércio. A empresa encontra-se em 84 países, tendo 400 filiais e 59 mil colaboradores.

Recentemente, a Wurth Brasil investiu num sistema de gestão de frotas via GPS, que integra um gestor de serviços. O gestor de serviços consiste numa unidade de localização GPS que permite a recepção de mensagens da empresa, que informam os motoristas do trabalho a desempenhar. O equipamento permite também o envio de mensagens da viatura para a sede da empresa. O objectivo do gestor de serviços é acompanhar e controlar o trabalho dos colaboradores, de modo a evitar desvios de rota e aumentar a produtividade.

Serragel poupa 35% em combustível com sistema de Gestão de Frotas

Com a aplicação do gestor de serviços, a Wurth Brasil verificou um aumento de número de visitas a clientes em 250%. O número de pedidos de clientes cresceu mensalmente a um ritmo de cerca de 50% e, consequentemente, o volume de negócios cresceu 33%, passando a ser 40.000 reais por comercial.

Se antes da solução eram visitados seis clientes por dia, passaram a ser 15 depois disso. As encomendas aumentaram também. De 12 pedidos mensais, passou-se para 18 encomendas.

in Fleet Magazine

Progelcone erradica uso indevido das viaturas pelos funcionários

Last modified on 2010-04-14 13:41:18 GMT. 1 comment. Top.

Constituída em 1983, a Progelcone tem como actividade a produção de bolachas para gelados e pastelaria. Desde o inicio de actividade a agressividade comercial e a carência de ofertas neste segmento marcaram a evolução da Progelcone, que rapidamente alargou a sua área de actuação para todo o país.

Com o avançar do negócio e a necessidade de rentabilizar o transporte de produtos, a Progelcone sentiu necessidade de controlar e melhorar o comportamento dos seus funcionários ao volante. Assim, adquiriram um sistema de gestão de frotas e localização GPS. Segundo o Eng. Alfredo Almeida, administrador da empresa, “mais do que saber onde estão as viaturas, interessava-nos saber que não andam por aí”. A instalação do sistema produziu efeitos imediatos: deixaram de se verificar situações como várias viaturas da empresa à porta do mesmo café ou percursos de 60 quilómetros durante a hora do almoço terminaram.

A Progelcone conseguiu, assim, rentabilizar os seus funcionários e maximizar os lucros da empresa.

Romec reduz excesso de velocidade com sistema de Gestão de Frotas

Last modified on 2010-04-15 15:50:36 GMT. 0 comments. Top.

A Romec, especialista em soluções para empresas como limpeza, construção civil, entre outros, equipou os veículos da frota (1000 unidades) com um sistema de gestão de frotas e localização GPS. A aquisição deste produto foi motivada pela necessidade de garantir a segurança das viaturas e reduzir a factura da empresa em combustível.

Com o sistema de gestão de frotas, a Romec já conseguiu reduzir o excesso de velocidade praticado pelos seus motoristas em 82 por cento, as multas em 26 por cento e a sinistralidade em 28 por cento.

“Instalámos o sistema de gestão de frotas e localização GPS em todos os motoristas. Isto vai ajudar-nos a gerir o trabalho 24 horas por dia. O impacto do sistema tem sido extremamente positivo em reduzir o excesso de velocidade, a sinistralidade e as multas”, disse Lee Russel, sócio da Romec.

O software do sistema de gestão de frotas adquirido pela Romec permite seguir em tempo real o percurso dos motoristas e garantir o cumprimento do plano diário de visitas a clientes. Com este sistema, a Romec recebe alertas caso se registe uma situação anormal, como um sinistro, um assalto ou excesso de velocidade.

“Este serviço não só protege os nossos motoristas, como os incentiva a conduzir conscientemente e a ter atenção aos outros condutores”, explica Russel.

in Fleet News

Hospital britânico melhora serviço com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2010-04-20 15:28:53 GMT. 0 comments. Top.

O Hospital britânico Torbay, localizado em Devon, melhorou a qualidade do serviço de transporte de pacientes com a instalação de um sistema de gestão de frotas.

Todas as viaturas do hospital, que totalizam 24 unidades, foram equipadas com um sistema de localização GPS e gestão de frotas, para tornar mais célere o transporte do doente ao hospital.

De facto, segundo Mike Andrews, responsável pelo departamento de atendimento ao cliente, o tempo de resposta ao paciente, desde a chamada à sua chegada ao hospital, foi reduzido com a instalação deste sistema. Antes do investimento neste equipamento, o hospital definia manualmente as rotas dos motoristas, o que atrasava a assistência ao cliente.

O sistema do Hospital Torbay inclui uma funcionalidade que detecta a localização do paciente no momento da chamada. Para Mike Andrews, o equipamento “garante a segurança dos motoristas e aumenta a eficiência do departamento, reduzindo o trabalho e a papelada. Os pedidos dos pacientes são alocados pelo sistema ao motorista que se encontra mais perto, reduzindo os custos operacionais”.

in Fleet News

Empresa poupa 26 mil euros por ano com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2010-04-22 17:10:13 GMT. 0 comments. Top.

É prática comum de muitas empresas facultarem as viaturas para os funcionários se deslocarem para casa e para a empresa. Acontece que, por vezes, a viatura é utilizada para passeios de fins-de-semana e outras deslocações com fins pessoais, o que incrementa os gastos da empresa com a frota.

A empresa norte-americana de construção Paul J. Rach Co. deparava-se com excessivos gastos em combustível, e percebeu que só podiam dever-se a utilização indevida por parte dos funcionários. “Registámos viagens não autorizadas depois do horário de trabalho e ao fim-de-semana”, explicou o presidente da empresa ao site Business Fleet. A necessidade de erradicar a situação levou a Paul J. Rach a investir num sistema que lhe permitisse controlar e localizar as suas viaturas, e impedir a sua utilização indevida.

A Paul J. Rach Co investiu então num sistema de gestão de frotas e localização GPS. Dois anos depois da instalação do produto, a empresa teve resultados superiores ao que tinha previsto. “Depois de termos instalado o sistema de gestão de frotas, reduzimos a utilização indevida das viaturas em 100 por cento. Também reduzimos a sinistralidade, o que nos ajudou a reduzir a factura no seguro. O sistema ajuda-nos a identificar os motoristas que têm por hábito conduzir a altas velocidades, e assim podemos confrontá-los e garantir que mudam de comportamento”, explicou o presidente da empresa.

A empresa também conseguiu reduzir a factura de combustível em cerca de 113 euros por viatura, por mês (150 dólares), e anualmente poupa cerca de 26 mil euros (35 mil dólares).

O gestor de frota da empresa, Kenny Tarbart, contou ainda que a empresa tinha casos de motoristas que abasteciam as viaturas na sexta-feira à tarde, e que as voltavam a abastecer na segunda-feira de manhã – prova da sua utilização indevida durante o fim-de-semana. Com o sistema de gestão de frotas, essas situações não voltaram a acontecer.

Comportamento de motoristas melhora com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2010-04-26 15:51:19 GMT. 0 comments. Top.

A empresa norte-americana Pest Control, de controlo de pragas, está sediada na Califórnia e opera 12 camiões. Devido ao número de sinistros que a empresa sofria, o presidente, Don Wolf, instalou um sistema de gestão de frotas e localização GPS em todas as viaturas, para controlar o desempenho dos seus funcionários.

O sistema que Don Wolf adquiriu permite-lhe conhecer em tempo real e permanentemente a localização dos seus funcionários. Assim, Wolf pode saber a que velocidade conduzem os seus colaboradores e avaliar o seu comportamento. “Agora, quando recebo uma queixa sobre o comportamento de um condutor da nossa empresa, apenas tenho que aceder ao programa para saber quem se encontrava no local naquele momento. Posso também comparar a situação em questão com o comportamento que o funcionário costuma ter, para saber se é hábito ou se apenas teve um dia mau”, explicou Wolf ao Fleet News.

Wolf salienta ainda que o sistema permite-lhe certificar-se se os funcionários cumprem as visitas a clientes planeadas ou se, por exemplo, excedem o tempo permitido para almoço.

Saiba aqui como reduzir a sinistralidade da sua frota

Empresa aumenta produtividade com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2015-05-11 17:03:39 GMT. 2 comments. Top.

A empresa norte-americana de canalização Gem Plumbing sentiu necessidade de adquirir um sistema de gestão de frotas e localização GPS devido à constante escalada de preços de combustíveis e à necessidade de aumentar a produtividade da sua equipa.

O administrador da empresa, Larry Gemma, percebeu que os funcionários não gostavam de ser controlados via GPS. Revoltados com a aquisição do sistema, os motoristas não moderaram a sua atitude ao volante, comportando-se como se não estivessem a ser controlados. “O sistema GPS apenas serviu para confirmar as nossas suspeitas, acabando por não ajudar a melhorar a conduta dos nossos funcionários”, explicou Gemma ao site Business Fleet.

Gemma criou então o programa “Win-win-win”, para explicar aos funcionários que aquele sistema os iria ajudar a ganhar mais dinheiro. “Win-win-win significa que o cliente ganha primeiro, o funcionário ganha a seguir e a companhia ganha no final”, explica Gemma. “Se todos trabalharem bem, todos ganham”. Afinal, os sistemas de gestão de frotas e localização GPS permitem optimizar as rotas, tornando assim o atendimento ao cliente mais rápido, e aumentar o número de visitas ao cliente por dia. Assim, o funcionário torna-se mais produtivo.

De facto, a Gem Plumbing aumentou a produtividade de 52 para 61 por cento, e reduziu os custos da frota em 5,2 por cento, passado um ano da instalação do sistema.

Empresa reduz uso indevido das viaturas com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2010-04-30 14:14:21 GMT. 0 comments. Top.

A empresa norte-americana de materiais de construção Butterfield Lumber reduziu o uso indevido das viaturas, e aumentou a produtividade dos motoristas com a instalação de um sistema de gestão de frotas.

Roy Mortensen, gestor de frota da empresa, sediada em Salt Lake City, no estado do Utah, opera uma frota de 18 camiões. Foi a necessidade de aumentar a produtividade da sua equipa que o levou a adquirir um sistema de gestão de frotas via GPS, segundo adiantou ao Business Fleet.

Um dos principais objectivos de Mortensen na aquisição do produto, era verificar se os seus colaboradores cumpriam o plano diário de visitas a clientes, ou se se desviavam da rota, para tratar de assuntos pessoais. De facto, passado um ano da instalação do sistema, o gestor conseguiu reduzir o uso indevido das viaturas de 48 por cento para 23 por cento, o que significa que o serviço educou os funcionários para respeitarem o tempo de trabalho.

Mortensen também conseguiu optimizar os percursos com este sistema, permitindo-lhe escolher quais as rotas mais eficientes em termos de tempo e de consumo de combustível.

Sistema de gestão de frotas beneficia contribuintes

Last modified on 2010-05-11 16:36:13 GMT. 0 comments. Top.

Os contribuintes e pacientes britânicos estão a beneficiar do investimento dos hospitais ingleses em sistemas de gestão de frotas. Em apenas um ano, a rede de hospitais Leeds Teaching Hospitals NHS Trust, reduziu centenas de libras na sua factura de combutível, e reduziu a sua frota em mais de 20 por cento, sem no entanto despedir pessoal.

A frota da Leeds Teaching Hospitals, que gere seis hospitais, no Yorkshire, foi reduzida a 38 viaturas, e percorre mais de 1300 mil quilómetros por ano – menos 354 mil quilómetros que antes da instalação do sistema de gestão de frotas, e produz menos 40 toneladas de dióxido de carbono.

Mesmo estando empenhada em reduzir custos e o impacto ambiental, tem melhorado o atendimento aos doentes. “Este sistema permite-nos fazer mais, por menos“, explica Dave Taylor, o gestor de frota da rede de hospitais. “Tem melhorado o nosso planeamento, torna a nossa frota mais eficiente, e permite-nos usar melhor os nossos veículos“, acrescenta.

O gestor de frota admite que o sistema reduziu o tempo de resposta ao paciete, o que aumenta a sua satisfação.

in Fleet News

Fashion Cosmetic reduz factura de combustível em 30 por cento com sistema de gestão de frotas

Last modified on 2010-05-21 09:27:39 GMT. 0 comments. Top.

A Fashion Cosmetic, empresa que distribui produtos de cosmética capilar, celebrou um contrato com a Inosat para o fornecimento de um sistema de gestão de frotas, a solução Inofrota.

Actualmente, a Fashion Cosmetic possui uma frota de três viaturas que servem as áreas geográficas do centro e sul do país. Segundo a responsável pelo departamento de marketing, Marta Ribeiro, “a Fashion Cosmetic investiu na solução de gestão de frotas – INOFROTA para verificar e melhorar o plano operacional de visitas a clientes, para visualizar os quilómetros percorridos e controlar o consumo de combustível. O sistema da Inosat conseguiu responder às necessidades da Fashion Cosmetic. Os gastos em combustível diminuíram em mais de 30 por cento. As visitas efectivas a clientes e a produtividade dos nossos comerciais aumentaram. Conseguimos maximizar o lucro”.

Já o CEO da Inosat, Jorge Carrilho, advoga que oferecem “aos clientes um retorno superior ao investimento nos produtos Inofrota”, o qual é “traduzido na redução de custos e no aumento da produtividade, eixos fundamentais para todas as empresas”.

in Transportes em Revista

Share.
Saiba mais sobre:   Artigos, Gestão de Frotas

Privacy Preference Center

Estritamente Necessário

Cookies necessários para o correcto funcionamento do site.

GDPR, __stid, __unam, PHPSESSID, __cfduid

Análise Anónima

Estes cookies permitem-nos contabilizar visitas e fontes de tráfego para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Esta é uma ferramenta bastante útil, já que nos ajuda a conhecer as páginas com maior e menor popularidade, assim como a forma como os visitantes utilizam o site.

_ga, _gid, __sharethis_cookie_test__, popupally-cookie-1

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?