Renovação de Frota: Câmara de Braga investe 700 mil euros

0

Cerca de 700 mil euros. É este o investimento que a Câmara Municipal de Braga pretende efetuar na aquisição de novas viaturas para a renovação da sua frota automóvel, uma vez que a atual possui uma idade média de 17 anos.

Ricardo Rio, presidente da autarquia, revela que o principal motivo para este processo de renovação se deve ao facto de a atual frota gerarao longo dos tempos custos de manutenção muito elevados”. Um problema que terá sido igualmente reconhecido pelos restantes membros da vereação, que aprovaram uma alteração ao orçamento municipal de forma  a que fosse possível adquirir as viaturas  em sistema de locação financeira.

Nos últimos quatro anos, os gastos de manutenção com a frota automóvel da câmara ascendeu a 1 174 407 euros. Em 2015, as idas às oficinas das viaturas camarárias custaram 266 443 euros.

Estes custos têm vindo, no entanto, a ser reduzidos, já que em 2012 ascenderam a 364 862 euros. Em 2013, os gastos com manutenção das viaturas camarárias baixou para 266 422 euros, crescendo para 276 680 em 2014.
“Torna-se, pois, urgente inverter este cenário de elevados custos de manutenção procedendo à renovação da frota, ainda que de forma faseada”, alega o edil, considerando que “dadas as condições dos mercados financeiros, com taxas de juro próximos do zero ou mesmo negativas e com spread na ordem dos 2%, pensamos que a melhor estratégia será recorrer a operações de locação financeira”.

A renovação da frota será feita de forma faseada, nomeadamente no que diz respeito a tractoresa e outras viaturas de uso profissional. Os responsáveis camarários projectam AINDA a aquisição de um novo autocarro, atendendo à idade avançada de uma destas viaturas de transporte coletivo que se encontra atualmente ao serviço de associações e outras entidades do concelho de Braga.

Fonte: Correio do Minho (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Formações, Gestão de Frotas

Leave A Reply