No Reino Unido vão nascer “estradas-carregador” que alimentam as baterias dos carros elétricos

1

O Reino Unido está empenhado no fomento da mobilidade elétrica e tem desenvolvido vasta investigação nesse sentido, bem como em formas de a tornar mais apetecível para o consumidor comum. Tendo em mente a redução das emissões poluentes e o conforto dos automobilistas, o país da rainha Isabel II investirá no teste e na instalação, em algumas estradas, de cabos que possibilitam o carregamento das baterias de carros elétricos. Para além do Reino Unido, a Coreia do Sul é o país com maior desenvolvimento no campo das “estradas-carregador”, possuindo já um troço de 12 km.

Esquema de funcionamento das “estradas-carregador”.

(clique para aumentar)

Em breve, as estradas do Reino Unido poderão carregar as baterias dos carros elétricos. Não serão necessárias fichas, mas sim pé no acelerador. Após três anos de investigação, com 250 mil euros investidos, o Governo britânico vai pôr à prova a nova tecnologia de estradas em 18 meses de testes.

À semelhança dos carregadores wireless de telemóveis, as estradas usam a tecnologia de indução magnética. Cabos instalados sob a estrada geram campos eletromagnéticos que vão ser transformados em energia elétrica por um recetor dos carros elétricos. Os objetivos deste projeto, segundo um comunicado do governo britânico, são os de ajudar os condutores de carros elétricos e híbridos a evitarem as paragens frequentes para recarregarem os veículos e, também, proteger o meio ambiente.

“As tecnologias de transporte estão a avançar a um ritmo cada vez mais acelerado e nós estamos empenhados em apoiar o crescimento de veículos de muito baixas emissões nas estradas inglesas”, disse Mike Wilson, o principal engenheiro da Highways England, empresa mentora deste projeto. “Este estudo vai ajudar a criar uma rede de estradas mais sustentável para a Inglaterra e abrir novas oportunidades para os negócios”.

Por enquanto, os testes estão restritos a zonas proibidas a condutores normais. Durante os próximos cinco anos, o governo inglês investirá cerca de 500 milhões de libras [aproximadamente 710 milhões de euros]. O Reino Unido fará companhia à Coreia do Sul, que já construiu 12 quilómetros de estrada que carrega autocarros elétricos.

Fonte: Observador

Carregue na segurança da sua frota.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

1 comentário

  1. Pingback: Reino Unido Promove Inovação nos Biocombustíveis

Leave A Reply