Quem é quem no mercado de AOV ou Renting

5

O mercado nacional de Aluguer Operacional de Veículos ou Renting continua, apesar da dificuldades que atravessa a economia, a ser atractivo para o tecido empresarial português. As gestoras de frotas aumentam o número de veículos a seu cargo, indicador de que as empresas nacionais recorrem cada vez mais a este tipo de empresas para tentarem ultrapassar os tempos de crise. A aposta neste tipo de mercado aumenta devido à comodidade que as gestoras de frota oferecem: as empresas deixam de se preocupar com todos os pormenores relativos às viaturas, como a manutenção e as inspecções periódicas, passando a poder concentrar-se em aumentar o lucro do seu negócio.

Conheça as principais empresas de Gestão de Frotas do nosso país

A ALD Automotive iniciou a actividade em Portugal a 20 de Novembro de 1992, ainda com a denominação MGS Gestão de Frotas, SA. Em 2001, a empresa foi assimilada pelo Grupo Société Générale, altura em que adquiriu a sua designação definitiva: ALD Automotive. Em 2003, a aquisição da Hertz Lease/Axus Internacional permite a consolidação da sua expansão. Actualmente, é a segunda maior operadora europeia e terceira mundial. Em Portugal, gere uma frota que cresceu 60% durante os últimos quatro anos, atingindo, em 2009, 11 mil veículos.

A Arval foi criada durante o ano de 1989, encontrando-se em Portugal há quase onze anos. É especialista em consultoria do aluguer operacional e gestão de frotas. Entre os seus clientes principais contam-se as grandes multinacionais do sector da distribuição de base tecnológica e farmacêutica. Actualmente, é responsável por uma frota de cerca de 9000 veículos.

A BBVA FinanZiamento Automercantil, em Portugal, actua principalmente na área da gestão de frotas, oferecendo várias soluções e serviços aos seus clientes – consultadoria; manutenção; assistência técnica; seguros; gestão de sinistros; assistência em viagem; viatura de substituição; gestão de impostos; cartões de combustível; relatórios técnicos; retoma de viaturas e gestão informática das facturas. Disponibiliza ainda soluções de aluguer comercial ou renting de equipamento, e um sistema de aluguer de equipamentos para empresas, que inclui o seguro e a manutenção.

A LeasePlan Corporation foi criada em 1963 na Holanda, tendo chegado a Portugal 30 anos depois, a 1993, sob o nome LeasePlan Portugal. Com uma frota global de 1,4 milhões de veículos, possui mais de 3000 clientes e gere, no nosso país, mais de 56 mil automóveis.

A Masterlease está em Portugal desde 1998, operando nos campos da aquisição, financiamento, gestão e remarketing de frotas. Com escritórios em Lisboa e no Porto, gere, actualmente, 7800 contratos. Parte do grupo GMAC, uma marca com 40 anos de experiência neste tipo de operações, o Grupo Masterlease possui delegações em 17 países e gere mais de 200 mil viaturas, de todas as marcas e modelos, desde ligeiros de passageiros a veículos comerciais. Ao cobrirem grande parte do globo, tornam-se uma opção a considerar para as empresas com necessidades de frota internacionais.

A BMW Financial Services iniciou as suas actividades em Portugal em 2000. A sua função é acompanhar os Clientes das marcas BMW (automóveis e motociclos) e Minil através dos serviços e produtos financeiros que mais se ajustam a cada situação, tendo um departamento específico para AOV.

A empresa disponibiliza o pacote BMW Select, que consiste num contrato de aluguer de longa duração, no qual, ao ser desenhado o plano de pagamentos, se projecta o valor residual com base na previsão do valor de mercado que o automóvel poderá atingir no seu termo. Esta solução permite rendas mensais inferiores às praticadas nos contratos de financiamento “convencionais”.

A BWM Financial Services dispõe, no nosso país, de 11 mil contratos, dos quais 3000 na área de AOV. O modelo mais procurado pelos seus clientes é o de 320d de quatro portas, seguindo-se-lhe a versão Touring. A fechar o pódio dos mais pedidos está o 520d.

A Boxer iniciou actividades em 2009, como consultora de gestão de frotas. No primeiro ano, facturou cerca de 650 mil euros. Entretanto, recentemente ganhou os contratos de manutenção e extensão de garantia de 4750 veículos da Masterlease.

A Locarent, Companhia Portuguesa de Aluguer de Viaturas, S.A., resulta de uma parceria entre o Banco Espírito Santo e a Caixa Geral de Depósitos, tendo iniciado a sua vida comercial em Maio de 2004.
O renting surgiu como forma de complementar a oferta de financiamento automóvel dos dois bancos. Gere, neste momento, uma carteira de cerca de 16 mil viaturas.

Pertença do Grupo General Electric, a GE Fleet Services está em Portugal desde 1989. Englobada na GE Capital Solutions Ibéria, é gerida por Ignacio Chico Barbier. A GE Capital Solutions possui actualmente uma frota de 48 608 automóveis.

in Fleet Magazine e Suplemento Gestão de Frotas, Automotor

Share.

5 comentários

  1. Pingback: Eco-frotas para reduzir custos | Blog Gestão de Frotas - Tudo sobre Gestão Profissional de Frotas

  2. Pingback: Eco-frotas: A Solução da Arval | Blog Gestão de Frotas - Tudo sobre Gestão Profissional de Frotas

  3. Pingback: Gestora de frotas Boxer celebra parceria com ACP | Blog Gestão de Frotas - Tudo sobre Gestão Profissional de Frotas

  4. Pingback: Empresas frotistas apostam em ALD para adquirir frota | Blog Gestão de Frotas - Tudo sobre Gestão Profissional de Frotas

  5. Quem disse que as carinhas nao têm sistemas de gps!????!!!!!!

    Elas tem grandes sistemas de gps, com vidirecionais, que permite verrificar em tempo real a possição de qualquer tipo de carinha da empresa!!!!!

    Ai esta a resposta de fonte segura!!!!

Leave A Reply