Quanto se poupa com o veículo eléctrico?

0

Além de terem um custo de utilização mais baixo, em termos de consumos de energia, os veículos eléctrico têm a vantagem de não terem uma manutenção tão frequente com os motores a combustão, pelo facto dos motores eléctricos não terem fluidos e de não serem necessários alguns equipamentos, como a caixa de velocidades.

O custo aproximado de carregamento total de um Smart Fortwo eléctrico rondará os dois euros, um valor consideravelmente inferior ao custo de combustível de um motor de combustão com uma performance semelhante. Dados do Peugeot, relativos ao iON, apontam para um custo de utilização abaixo dos 1,50 cêntimos por quilómetro.

Tendo por base os preços actuais do combustível, a Opel calcula que um quilómetro percorrido pelo Ampera em modo de propulsão eléctrica custará cerca de seis vezes menos por comparação com um veículo a gasolina convencional. O custo de utilização de um automóvel com sistema eléctrico Voltec será de aproximadamente 2 cêntimos/km, contra 12 cêntimos/km de um automóvel compacto convencional com motor de combustão (cálculos com o litro de gasolina a € 1,50).

Tendo por base um perfil de utilização diária de 60 quilómetros (um total anual de 22 mil quilómetros), a GM calcula que um único Opel Ampera anulará o consumo de 1700 litros de gasolina por ano. Para os condutores que percorrem 100 quilómetros por dia, ou 36 500 quilómetros por ano, a poupança anual equivalerá a cerca de 2200 litros de gasolina.

in Jornal de Negócios

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply