Q8 : O petróleo do Kuwait que chega hoje a Portugal

0

Uma das maiores petrolíferas do mundo, a gigante multinacional Kuwait Petroleum, inicia hoje as suas operações em Portugal, ao abrir a primeira de 50 estações de serviço previstas até 2020.

A empresa irá operar em Portugal sob a marca Q8 (fazendo alusão ao nome do país), investindo cerca de 50 milhões de euros para estabelecer a sua rede de abastecimento. O primeiro posto será hoje inaugurado em Aruzém, Guimarães, sob a promessa de trazer preços competitivos e mais baixos que a concorrência.

Segundo o diretor geral da Vapo Atlantic (Pedro Lopes), o distribuidor exclusivo da Q8, “Portugal é um mercado de tal forma fechado e dominado pelas grandes companhias que, se queríamos crescer, teríamos de importar diretamente a matéria-prima. E assim surgiu a nossa associação à Kuwait Petroleum”.

Os empresários não abrem o jogo sobre o ritmo de abertura de novos postos, sublinhando apenas que estão “disponíveis para negociar com os operadores, independentemente da dimensão ou localização geográfica”. O único requisito é que o projeto apresente “viabilidade financeira”. Uma coisa é certa, a Vapo Atlantic espera duplicar o volume de negócios já em 2016, o primeiro ano completo de atividade de representação da Q8, com um valor próximo dos 90 milhões de euros.

A grande maioria dos pontos de venda Q8 surgirão por via de aquisição, arrendamento ou exploração de postos já existentes. Mas também está prevista a construção de novas áreas.

Na prática, a Vapo Atlantic passará a oferecer preços low-cost associados à imagem de credibilidade de uma das dez maiores petrolíferas do mundo. “Muitas vezes as pessoas veem o preço baixo e desconfiam por ser uma marca branca. Há quem não abasteça nos hipermercados porque não sabe a proveniência dos combustíveis. Aqui, é a imagem de uma companhia associada aos preços mais baixos do mercado”, explica Daniel Carvalho.

Fonte: Diário de Negócios

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Combustíveis

Leave A Reply