Produção automóvel nacional cresceu em Junho

0

No mês de Junho de 2010, foram produzidos em Portugal 11.501 veículos automóveis, o que se traduz num acréscimo de 4%, face ao mês homólogo do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Esta variação homóloga da produção nacional foi determinada pelo crescimento da produção de veículos comerciais ligeiros (94,7%) e de veículos pesados (144,9%), pois a produção de ligeiros de passageiros teve uma quebra de 12,3%.

Quanto à produção por fábricas, com as excepções da Autoeuropa (-10,3%) e da Toyota Caetano (-4,2%), as restantes unidades a operar em território nacional registaram crescimentos do número de unidades produzidas no mês em análise.

Do total de veículos produzidos no passado mês de Junho, 11.201 veículos destinaram-se à exportação, ou seja, 97,4% da produção nacional e mais 4% do que os veículos exportados no mês homólogo do ano anterior.
Relativamente à variação homóloga da produção acumulada no primeiro semestre do corrente ano, registou-se um crescimento de 20,6%, que foi determinado pelo crescimento da produção de todos os tipos de veículos: a de ligeiros de passageiros cresceu 6,6%, a de comerciais ligeiros cresceu 81,9% e a de veículos pesados 54,9%.

Para a ACAP, “importa, no entanto, não esquecer que esta evolução positiva que agora se constata se deve ao facto da comparação estar a ser feita com valores da produção anormalmente baixos no ano anterior”. “Se compararmos a produção do ano em curso com a média dos últimos cinco anos, vemos que em termos mensais a produção está 20,8% abaixo da média e que em termos acumulados está 13,7% abaixo da média”, refere a associação em comunicado.

in Lusomotores

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply