Segurança: Problemas de saúde evitáveis que podem criar inúmeros acidentes de condução

0

A condução e a área dos transportes são algumas das atividades de trabalho mais perigosas, mas que ainda assim têm riscos considerados pouco relevantes.

No Reino Unido, um estudo conduzido pelo Departamento dos Transportes indicou que cerca de 440 pessoas morriam e cerca de 6000 ficavam gravemente feridas todos os anos em colisões que envolviam alguém que conduzia no desempenho do seu trabalho.

Mesmo uma pessoa saudável para conduzir, pode ser momentaneamente afetada por uma condição médica débil, pelo ambiente de trabalho em que trabalha, conduz e vive. O stress tem grande impacto na saúde e na condução.

Alguns exemplos de problemas comuns junto dos automobilistas:

Desidratação

Alguns estudos indicam que um condutor em estado parcial de desidratação, comete os mesmos erros que alguém que tenha excesso de álcool no sangue

Um gestor de frotas deverá encorajar práticas corretas de hidratação

Vista cansada

Os exames oculares não são feitos de forma periódica. Sendo que a vista se deterioria, muitas vezes os condutores deparam-se com cenários de fortes dores oculares e dores de cabeça, que afetam a sua performance e concentração.

Um gestor de frotas deverá incluir os exames oculares entre as suas políticas regulares de condução. Recomenda-se ainda que existam exames de dois em dois anos (no máximo)

Cansaço

O cansaço é responsável por cerca de 20% dos acidentes nas estradas. Após longos períodos de condução, a concentração e atenção do motorista quebram consideravelmente, levando-o a cometer erros que não cometeria em cenários normais.

O gestor de frotas deverá instituir uma política de paragem de 15 minutos a cada duas horas de condução

Dores de costas

Um estudo conduzido pela Chatered Society of Physiotherapy (CPS), indica que uma má postura de condução pode levar a frequentes problemas nas costas e no pescoço.

O gestor de frotas deverá ter conhecimento das melhores posturas de condução recomendadas, criando as condições para que os motoristas se sintam o mais cómodos possível.

 Fonte : Fleet News (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS

Share.
Saiba mais sobre:   Artigos

Leave A Reply