Privacidade inibe a telemática em muitas empresas

0

 

Preocupações relativamente à privacidade dos seus colaboradores, tem vindo a inibir a incorporação de serviços telemáticos em várias empresas, de acordo com o mais recente estudo da RAC Business.

Um inquérito realizado junto de cerca de 500 empresas que conduzem negócios envolvendo veículos, concluiu que cerca 40% dessas empresas revelaram a existência de alguma preocupação dos seus trabalhadores quanto á possibilidade de existir uma intromissão e invasão da sua privacidade e do seu trabalho.

O mesmo estudo indica que 1 em cada 5 empresas não instalou sistemas telemáticos, devido ás preocupações já expostas, apesar das manifestas vantagens em usufruir dessa tecnologia no que diz respeito à maior capacidade de poupança, redução de consumo de combustível e segurança.

Cerca de 52% das empresas que utilizam tecnologias de telemática, admitem que os seus condutores não têm a opção de os desligar, mesmo existindo em alguns aparelhos a opção de entrar no “modo privado”.

Existem já algumas empresas, que em resposta a esta situação desenvolveram sistemas que permitem ao condutor desligar o aparelho e iniciar o modo privacidade sempre que esteja fora das horas de trabalho ou a realizar actividades que não estejam relacionadas com a actividade laboral.

O objectivo é alcançar o melhor dos dois mundos, sendo que ao mesmo tempo que os condutores se sentem mais protegidos e com um melhor ambiente de trabalho, as empresas poderão continuar a beneficiar das vantagens da telemática, sem que a inibição dos seus condutores com questões relacionadas com a invasão de privacidade não se imponham.

Fonte: Fleet News (adaptado)

Siga os percursos da sua frota de pesados por terras francófonas e em mais de vinte países europeus – saiba como aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologias de Gestão de Frotas

Leave A Reply