Preço do frete rodoviário diminuiu este ano

0

Os preços praticados pelas empresas europeias de transportes rodoviários registaram uma redução de 5,9 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação a período homólogo de 2009. Esta é uma conclusão da publicação trimestral Transport Market Monitor, que é elaborada pela Capgemini Consulting e pela Transporeon.

Num contexto generalizado de recuperação económica em todo o mundo e do crescimento sustentado do sector no ano passado, esta diminuição do preço do transporte é justificada pelos analistas do estudo como um reflexo da crise económica e do aumento significativo da oferta disponível, que vieram intensificar a concorrência de preços.

A terceira edição (Maio de 2010) do Transport Market Monitor salienta que a quebra de preços registada no primeiro trimestre foi provocada sobretudo pelas variações negativas verificadas nos meses de Janeiro e Fevereiro, uma vez que em Março já se assistiu a uma tendência mais positiva a nível preços.

Com base nesta tendência de Março, os analistas acreditam num aumento do preço do transporte durante o segundo trimestre de 2010, repetindo-se um padrão registado em período homólogo de 2008, antes do início da crise económica.

O Transport Market Monitor da Transporeon e da Capgemini Consulting é uma publicação trimestral, que tem como objectivo acompanhar a evolução do sector dos transportes, e fornecer as principais tendências sobre os preços do transporte e outros parâmetros relevantes deste mercado, aos executivos da área da logística e a outros grupos de interesse. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Transporeon e da Capgemini Consulting. O Índice tem por base a plataforma logística da Transporeon, que é diariamente utilizada pela maioria dos transportadores na selecção e atribuição das encomendas de transporte aos seus parceiros preferidos.

in Transportes em Revista

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply