Portagens em todas as SCUT a partir de 15 de Abril

0

A generalização das portagens a todas as SCUT vai mesmo acontecer no próximo dia 15 de Abril, último dia do prazo anunciado pelo Governo em Setembro do ano passado.

Uma fonte do MOPTC confirmu à “Lusa” que será a 15 de Abril, uma sexta-feira, que começará a cobrança de portagens nas SCUT do Interior Norte, Beira Litoral, Beira Alta e Algarve e ainda na A27 (entre Viana do Castelo e Ponte de Lima) e no troço norte da A28 (entre Viana do Castelo e a fronteira).

Até lá as concessionárias terão de instalar os pórticos para a cobrança das portagens e o Executivo terá ainda de fixar os montantes a pagar pela utilização daquelas vias.

Também até lá é também suposto que se avolumem os protestos dos utentes que deixarão de ter SCUT para utilizar.
Mas nem todos pagarão. Já em Setembro do ano passado o Executivo de José Sócrates anunciou as isenções que vigorarão até 30 de Junho de 2012. E no caso destas vias não pagarão portagem os residentes e as empresas sediadas em concelhos inseridos numa NUT cujo qualquer parte doo seu território esteja a menos de 20 quilómetros das ex-SCUT.

Na prática, o âmbito geográfico das isenções previstas para estas SCUT é bastante maior do que o aplicado às SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata (que já pagam portagem). Não só porque se passa de 10 para 20 quilómetros, mas também, ou sobretudo, porque a escala considerada passa do concelho para a NUT.

in Transportes & Negócios

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply