Paris quer limitar circulação de pesados

0

A poucas semanas das eleições regionais francesas, a frente Alliance, que reúne pequenos partidos ecologistas, quer limitar a taxa de congestionamento rodoviário de Paris – proposta pelo partido no poder – apenas aos veículos pesados de mercadorias. O objetivo é reduzir para metade, até 2020, o número de veículos altamente poluentes que hoje cruzam a cidade-luz.

A Alliance justifica a sua oposição à introdução de uma taxa de congestionamento no centro de Paris, tal como proposto por Chantal Jouanno, Secretário de Estado para a Ecologia, candidato da UMP às eleições regionais em março de 2010, com o risco de acentuar a clivagem entre os parisienses e os que vivem nos arredores, e que seriam assim alvo de “dupla punição”, tendo em conta que o serviço de transportes públicos da capital francesa deixa muito a desejar.

Saiba mais sobre veículos pesados

Para facilitar a circulação e reduzir o tráfego de camiões, o Partido Verde propõe a criação de uma vinheta em toda a Grande Paris, com o objectivo de reduzir a poluição sonora, do ar e transtornos para o tráfego do transporte público.

A Allianca propõe a adoção do sistema austríaco, que prevê uma tributação progressiva para as violações constatadas, taxação consoante o nível de poluição dos veículos, e uma melhor regulação do regime de transporte de mercadorias. Os designados transportes alternativos (veículos eléctricos, fluvial ou ferroviário) estariam isentos.

Fonte: CargoNews

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade, Frotas amigas do ambiente

Leave A Reply