Optifuel da Renault Trucks comprova que reduz consumo dos caminhões da gama T em 10,9%

0

A Renault Trucks conseguiu reduzir o consumo de combustível da sua gama T em até 10,9%, graças ao pacote Optifuel, que integra as ofertas opcionais dos veículos de longa distância da marca. A afirmação partiu do organismo independente TÜV Rheinland, que certificou que o conjunto de soluções eficientes do construtor gaulês proporciona uma poupança de quase 11% face às unidades que não incorporam estas melhorias.

O anúncio desta certificação foi feito recentemente por Karine Forien, diretora de Estratégia e Eficácia Energética da Renault Trucks, em Lyon, durante uma apresentação à comunicação social das soluções que a marca do losango trabalha para fazer um transporte rodoviário de mercadorias mais sustentável e ambientalmente mais eficaz.

A certificação da baixa do consumo outorgada pela TÜV Rheinland foi atribuída depois de este organismo independente ter submetido a um exigente teste dois tratores Renault Trucks T 4×2 com motor Euro 6 DTI 11 de 430 cv e dotados das mesmas características, não fosse uma pequena diferença: um dos veículos era “standard”, enquanto o outro possuía a configuração Optifuel.

Ambos os veículos puxavam semirreboques idênticos, carregados com 32 toneladas – circunstância que foi igualmente alvo de controlo minucioso por parte da TÜV Rheinland, cujos técnicos prestaram especial atenção à pressão e desgaste dos pneus, assim como ao peso do conjunto de transporte e às características técnicas de ambas as unidades.

Para realizar as provas, o organismo de certificação selecionou dois condutores com mais de 20 anos de experiência. No primeiro dia ambos os camionistas realizaram o trajeto por duas vezes, trocando entre si de veículo e mantendo o seu semirreboque “para evitar falsear os resultados”.

Durante a segunda jornada do teste os dois condutores receberam formação sobre condução económica com o programa Optifuel Training, comunicada por um instrutor expert da Renault Trucks. Trata-se da mesma formação que é incluída aquando da aquisição de qualquer unidade T Optifuel. No terceiro dia, os dois condutores tornaram a realizar o trajeto, desta feita pondo em prática os conhecimentos adquiridos na formação.

A TÜV Rheinland fez as suas medições ao longo de uma viagem de 209 quilómetros que incluía trechos de autoestrada, de estrada convencional, rotundas, etc., o que constituiu um trajeto “representativo da atividade inter-regional de longa distância.

 

Poupança certificada

Depois de analisar os resultados dos testes, os técnicos do laboratório independente encontraram-se em condições de certificar que, “após a realização da formação, o Renault Trucks T Optifuel tinha registado um consumo em 10,9% inferior ao do modelo standard do Renault Trucks T”.

Esta redução do consumo possibilita que, fazendo as contas para um veículo que percorra 120.000 km por ano, a pagar 1,20€/litro, o investimento-extra que representa a aquisição de um Renault Trucks T Optifuel seja saldado no prazo de 17 meses.

Fonte: Todotransporte.com (tradução) | Fonte (imagem): renault-trucks.pt

Evite gastos desnecessários com o camião facilitando a gestão do tacógrafo digital.

Share.
Saiba mais sobre:   Combustíveis

Leave A Reply