Multas diminuem 24% no mês da carta por pontos

0

O número de contra ordenações registadas no mês de Junho diminuiu 24% face a igual período do ano passado. Estes números coincidem com a entrada em vigor da nova carta por pontos.

De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, as infracções leves diminuíram 10% em termos homólogos (para 21.880) as infrações graves caíram 26% (para 15.210) e as muito graves recuaram 18% (para 2680).O número de condutores apanhados a conduzir com excesso de álcool também baixou 15%.

Um primeiro balanço aponta que tenham sido cometidas cerca de 600 infrações graves e muito graves por dia. Serão os primeiros pontos a ser abatidos aos condutores. Serão porque estes processos ainda podem merecer “a tradicional defesa”, que, em matéria de natureza rodoviária, funciona ao contrário: o condutor tem de provar que não é culpado.

Para o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, “Como se falou muito da carta por pontos e as pessoas ficaram mais alerta para as penalizações, é natural que a diferença seja efeito disso”, atribuindo a evolução positiva dos números à entrada em vigor da “nova carta”.

“Enquanto se fala muito do assunto e as pessoas não percebem muito bem o que se passa, normalmente há uma inibição de comportamentos de risco, têm algum receio”, revela ainda.

Fonte: Jornal de Negócios (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply