Mercado automóvel abranda crescimento no mês de Abril

0

O mercado automóvel desacelerou o ritmo de crescimento que tinha vindo a evidenciar desde o início do ano, facto que se poderá dever ao aumento de impostos introduzido no passado mês de Abril. Apesar do abrandamento, registou-se um crescimento homólogo de 7%.

Estes números foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal – ACAP, segundo a qual em Abril de 2016 foram vendidos em Portugal 18.918 veículos automóveis ligeiros e pesados, valor que corresponde aos já referidos mais 7,0 por cento do que em igual mês do ano anterior.

Esta subida de apenas 7,0 por cento corresponde ao valor mais baixo nas percentagens de variação homóloga dos últimos 30 meses, facto que a ACAP destaca por demonstrar, no seu entender, uma clara tendência de desaceleração do mercado. Ainda assim, e em termos acumulados, nos quatro primeiros meses do ano foram vendidos em Portugal 86.725 veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga positiva de 21,2 por cento.

O mercado de veículos ligeiros (ligeiros de passageiros mais comerciais ligeiros) em Abril de 2016 evidenciou um crescimento de 6,7 por cento relativamente a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 18.578 veículos. Já em termos acumulados, no que diz respeito aos quatro primeiros meses de 2016, o mercado fixou-se em 85.073 unidades, o que correspondeu um crescimento homólogo de 21,0 por cento.

Olhando aos tipos de veículos comercializados verificamos que em relação aos automóveis ligeiros de passageiros foram vendidos em Portugal no mês de Abril 15.984 unidades, ou seja mais 6,4 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Também aqui, em termos acumulados para os quatro primeiros meses de 2016, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 74.412 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 21,5 por cento relativamente a período homólogo de 2015.

Já em relação ao comportamento do mercado para os veículos comerciais ligeiros, foram vendidos em Portugal no mês de Abril 2.594 unidades, o que representou um crescimento de 8,4 por cento. Olhando para o período de Janeiro a Abril de 2016, este mercado ascendeu a 10.661 veículos, o que representou um aumento de 17,4 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

 

Fonte: LusoMotores

Proteja-se e ao seu carro contra o carjacking com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply