Manual de gestão de frotas : 6 passos rumo à eficiência

0

O cenário de crise global, impulsionou não só uma significativa redução das frotas automóveis, como também uma empenhada redução de custos operacionais. A competitividade dos mercados exige das administrações uma rigorosa gestão de custos, manutenção pro activa, monitorização constante e uma correcta operacionalização dos sistemas de segurança implementados, assegurando-se de que não apenas pessoas com formação e experiência utilizam os seus veículos.

Gestão de frotas = Interpretar informação

Por mais eficazes que possam ser os sistemas de controlo de frotas utilizados no acompanhamento e monitorização, é necessário ou mesmo indispensável, que tenha na sua equipa pessoal capaz de ler os dados obtidos e converte-los em decisões eficazes e apropriadas às necessidades da sua empresa.

Pense a longo prazo

É perfeitamente compreensível que se pense de imediato na aquisição de equipamentos que tenham um menor custo associado, com o objectivo de poupar. No entanto, uma estratégia de gestão pensada, poderá leva-lo a pensar duas vezes nessa máxima. Tente pensar sempre na relação custo/beneficio, porque os detalhes fazem a diferença, e o que hoje se poupa amanhã paga-se a dobrar.imgres

Não se esqueça destes 6 passos rumo à eficiência

  • Tenha métricas de consumo de combustível para que consiga identificar consumos fora do normal. Desta forma poderá identificar trabalhadores inexperientes ou pouco familiarizados com os equipamentos.
  • Verificar de forma diária os níveis de óleo, água e pressão dos pneus, evitando quebras ou gastos maiores
  • Analisar o óleo, prevenindo possíveis anomalias nos equipamentos
  • Gestão rigorosa da troca de filtros de ar e óleo evitando contaminações
  • Controlar de forma rigorosa os combustíveis e lubrificantes, evitando desvios ou fugas
  • Verificar a durabilidade e estado das peças, analisando a sua substituição na tal lógica de custo benefício.

Simplifique a gestão do tacógrafo digital do seu camião com o Inotacógrafo.

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply