Jogo de computador forma motoristas

1

Não seria mais interessante aprender a conduzir de forma defensiva a partir de um jogo? Agora já é possível. A empresa norte-americana de software CEI criou um curso de condução defensiva interactivo, que confronta o jogador com situações propensas a sinistros e avalia a sua reacção aos mesmos.

O DriverCare Web-Based Training foi especialmente desenhado para ensinar os motoristas a evitar distracções durante a condução, como comer, enviar mensagens SMS ou efectuar chamadas. Assim, o jogo desafia o motorista com situações em que o telemóvel toca ou recebe uma mensagem. Se o jogador escolher atender o telemóvel ou responder a uma mensagem, o carro tem um acidente. Deste modo, o jogo pretende mostrar aos motoristas que este tipo de comportamento ao volante o coloca em perigo, assim como ao resto dos condutores.

Leia mais sobre condução defensiva

Segundo o responsável pelo projecto, Mark Boada, o público-alvo deste jogo são os gestores de frota, que lidam diariamente com situações de sinistralidade devido à distracção dos seus colaboradores. O jogo apresenta 30 níveis, que correspondem a 30 lições sobre comportamentos de risco ao volante.

“O nosso jogo cria situações realistas na estrada, em que o comportamento do condutor faz a diferença entre ter um acidente ou chegar ao destino inteiro”, afirma Mark Boada.

Para adquirir este jogo, os gestores de frota devem aceder a www.drivercare.com/training e comprar as lições, que podem ser usadas por todos os motoristas da frota. Os condutores podem aceder ao DriverCare Web-Based Training em qualquer altura ou lugar, a partir de um computador com acesso à Internet, e auriculares. O jogo não precisa de ser concluído de uma só vez, podendo ser interrompido e gravado para ser continuado mais tarde.

Os gestores de frota têm acesso aos resultados do jogo de cada colaborador, que os avalia segundo a sua atitude ao volante. Desta forma, os gestores podem confrontar os motoristas de forma a sensibilizá-los para um melhor comportamento.

Leia mais sobre tecnologias anti-distracção ao volante

Segundo Mark Boada, o jogo foi lançado no final do ano passado, por isso ainda não é possível saber se já teve efeito na redução de sinistros por distracção dos motoristas. No entanto, este é semelhante a outro produto da empresa, o DriverCare Risk Manager, lançado há mais tempo, que também ensina a conduzir com segurança. Segundo o responsável da CEI, este programa reduziu o índice de acidentes de 15 a 30 por cento.

in Business Fleet

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia