Grupo LeasePlan será vendido por 3,7 mil milhões a consórcio de investidores

0

O LeasePlan Corporation N.V., líder mundial nas áreas da gestão de frotas e renting automóvel, anunciou recentemente que deverá passar para as mãos de um consórcio de investidores. A aquisição incidirá sobre a totalidade do capital do Grupo e foi anunciada pela sua atual detentora, a Global Mobility Holding B.V., empresa que é detida pela Volkswagen Aktiengesellschaft e pela Fleet Investments B.V. O futuro do negócio está agora dependente da aprovação pelas autoridades de regulação competentes.

O valor total da operação ascende a cerca de 3,7 mil milhões de euros. O Consórcio planeia continuar a estratégia de financiamento diversificado da LeasePlan, suportada pelos seus próprios ratings de investimento.

O acordo está sujeito à aprovação das autoridades competentes de regulação e da concorrência, incluindo o Banco Central Europeu, em concertação com o Banco Central Holandês. A conclusão do negócio está prevista para o final de 2015 e está dependente da obtenção dessas aprovações regulatórias e anticoncorrenciais.

Destaques de aquisição:

  • O Consórcio é constituído por um grupo de investidores de longo prazo composto por diversos fundos: um dos principais fundos de pensões Holandês (PGGM); o maior fundo de pensões da Dinamarca (ATP); GIC; Luxinva S.A., subsidiária totalmente detida pela Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (ADIA); a divisão de private equity do Banco Goldman Sachs e o fundo de investimento TDR Capital LLP.
  • O Consórcio apoia a estratégia de longo prazo já existente e as ambições de crescimento da LeasePlan e reconhece a experiência dos seus colaboradores como um ativo-chave para a execução bem-sucedida desta estratégia;
  • O Consórcio traz experiência no setor dos serviços financeiros, bem como um forte histórico de investimentos a longo prazo bem-sucedidos;
  • A LeasePlan vai continuar o seu percurso para manter um serviço de excelência em gestão de frotas e renting automóvel.

Vahid Daemi, CEO e Presidente do Conselho de Administração da LeasePlan, comenta a operação dizendo que “A alteração da estrutura acionista anunciada hoje marca uma nova era para a nossa empresa e permitirá à LeasePlan continuar o seu caminho de sucesso e manter o foco na execução de uma estratégia contínua de crescimento de longo prazo. Continuamos totalmente comprometidos em entregar aos nossos clientes em todo o mundo um serviço inovador e de excelência na gestão de frotas e renting automóvel.”

 

Sobre o consórcio

Trata-se de um grupo de investidores de longo prazo composto pelos principais fundos de pensões holandês e dinamarquês, empresas de investimento globais e empresas de private equity. Comprometidos com os mais altos padrões de gestão corporativa, todos os investidores têm uma vasta experiência em serviços financeiros em setores sujeitos regulação. O Consórcio está a investir através do LP Group B.V., uma empresa holandesa recém-criada.

Eric-Jan Vink da PGGM explica, em nome do Consórcio, as vantagens que para ele representa esta aquisição: “Enquanto líder mundial do mercado de gestão de frotas, a LeasePlan oferece uma oportunidade de investimento atrativa a longo prazo. Estamos a investir no futuro de uma empresa com um portfólio único de ativos, uma base de colaboradores experientes e dedicados e uma sólida estratégia para o futuro, sob uma gestão altamente experiente. O Consórcio pretende apoiar a equipa de gestão mantendo o foco no crescimento do negócio.

A aquisição será feita com um investimento de capitais próprios correspondentes a aproximadamente metade do valor de aquisição, por valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis de 480 milhões de euros e uma linha de crédito de 1,550 milhões de euros. A linha de crédito está a ser disponibilizada por um sindicato internacional de financiadores. Nenhuma parte deste crédito será contraída pelo Grupo LeasePlan não sendo a empresa responsável pelo seu reembolso.
O Consórcio planeia continuar com a estratégia de financiamento diversificado da LeasePlan, suportada pela sua própria notação de risco de investimento. O Consórcio apoia a gestão e estratégia atual do Grupo LeasePlan. Assim, prevê-se a manutenção da liderança do grupo na pessoa de Vahid Daemi, não havendo planos para proceder a alterações significativas nos locais onde a LeasePlan opera nem nas condições de trabalho dos seus colaboradores.
Fonte: LeasePlan

Facilite a gestão da frota da sua empresa com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade, Gestão de Frotas

Leave A Reply