Greve de camionistas já está a provocar falta de combustível

0

A greve das empresas de camionagem ainda não tem data para terminar, mas já começou a surtir efeitos: há falta de combustível em alguns postos de abastecimento e um porta-voz dos camionistas foi detido esta terça-feira, depois de ter dito que hoje não ia haver «tolerância».

A ausência de combustível verificou-se logo ontem à tarde, horas depois do início da paralisação, em algumas bombas da BP, mas pode alargar-se a outros postos se, nos próximos dias, se mantiver a paralisação.

Além disso, as petrolíferas recusam-se a circular com camiões cisterna enquanto existirem incidentes, o que pode precipitar uma eventual escassez. O aviso é da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), que considera não existirem condições para manter os camiões a circular enquanto não estiver garantida a segurança. Uma preocupação justificada, depois do apedrejamento de alguns camiões que circulavam já durante o protesto.

«Não podemos arriscar. Uma pedra não é um incidente simples se acerta no condutor e este perde o controlo do camião. Trata-se do transporte de materiais perigosos [inflamáveis] e a primeira prioridade é preservar a segurança das pessoas. As empresas petrolíferas não arriscam minimamente», disse à Lusa o secretário-geral da Apetro, António Comprido.

Corrida aos postos precipita falta de combustíveis

As bombas de gasolina têm ritmos muito diferentes entre si. «Há postos que são reabastecidos quase diariamente e outros que o são apenas umas vez por semana ou menos do que isso».

Para já, a melhor forma de evitar a escassez é manter a calma para que não haja «uma corrida ao combustível» nem «açambarcamentos». Porque «se se registar um ritmo normal de abastecimento, haverá stocks para vários dias sem problemas».

O sector reivindica gasóleo mais barato, mas o ministro das Finanças avisa que «não há condições para baixar impostos seja a quem for».

Entretanto, as negociações entre Governo e transportadoras desembocaram num
beco sem saída. A paralisação promete continuar.

in Agência Financeira

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply