Google faz pedido de patente para sistema GPS que mapeia buracos nas ruas

0

A Google fez um pedido de patente nos Estados Unidos para um sistema que monitoriza e reporta buracos nas ruas. O produto utiliza o GPS do sistema de navegação dos automóveis, em conjunto com um sensor de verticalidade, que através das diferenças no movimento do veículo identifica as irregularidades no pavimento conforme passa por elas.

Uma das potencialidades da solução é a de ajudar na rápida identificação dos buracos e, consequentemente, a possibilidade de reduzir a quantidade de burocracias e de formulários a preencher. Para além da função de avisar o automobilista das irregularidades presentes em determinados trechos, outra aplicação possível para a solução será a de oferecer ao condutor rotas alternativas que evitem áreas esburacadas.

O pedido de registo desta patente foi feito pela Google no início de agosto.

Sabe-se que a Jaguar Land Rover está a desenvolver um sistema similar, o qual se baseia em dados catalogados e tem como objetivo avisar o condutor da existência de desníveis nas vias, bem como preparar o carro para a passagem nesses desníveis, caso o condutor não apresente reação.

A par da casa dos felinos todo-o-terreno, também a Mercedes-Benz oferece uma solução semelhante, opcional para o seu modelo mais luxuoso, o Classe S, que costuma ter direito a experimentar as tecnologias inovadoras da marca antes dos restantes modelos. O Magic Body Control (traduzido para português será algo como “controlo mágico da carroçaria”) utiliza suspensão hidráulica ajustável e destina-se principalmente à passagem por lombas. Por meio da “videovigilância”, o carro antecipa o obstáculo à sua frente e ajusta a suspensão para passar por ele da forma mais confortável possível. O sistema faz também com que o carro se incline nas curvas sinuosas, para que os passageiros não sintam nada.

Fonte (imagem): Freeimages.com / Juri Staikov

O GPS é também o melhor protetor dos carros da sua frota.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply