Goodyear vai fabricar pneus a partir da casca de arroz (com vídeo)

1

A casa norte-americana Goodyear celebrou acordo com uma empresa chinesa do ramo alimentar para o fornecimento de uma matéria prima inovadora no fabrico de pneumáticos: cinza de casca de arroz. O tipo de sílica produzido a partir deste material não só ajuda a reduzir o desperdício, como permite a produção de pneus de turismo de melhor qualidade (menor resistência ao rolamento) e com menos gastos energéticos.

A Goodyear chegou a acordo com a empresa Yihai Food and Oil Industry na China para o fornecimento de sílica derivada de cinza de casca de arroz. O fabricante de pneus vai começar a utilizar esta sílica para a produção de pneus de turismo, que serão produzidos em Pulandian e comercializados neste país.

A sílica foi testada ao longo dos últimos dois anos no Centro de Inovação em Akron e a Goodyear descobriu que o seu uso é igual ao que é proveniente de fontes tradicionais para proporcionar melhores prestações nos pneus.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental nos esforços da Goodyear para a sua aposta na inovação”, afirmou Richard J. Kramer, Presidente e Diretor Executivo da Goodyear, acrescentando ainda que “esta nova sílica zela pelo ambiente de várias maneiras: reduz o desperdício que vai para as lixeiras, a sua produção requer menos energia e ajuda a tornar os pneus mais eficientes”.

A casca de arroz é frequentemente queimada para produzir eletricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviados para as lixeiras e, embora esta cinza tenha sido convertida em sílica há já vários anos, apenas as mais recentes investigações permitiram criar uma sílica de qualidade suficiente para ser utilizada em pneus.

A aposta na sílica acontece, pois, em detrimento do carvão, um composto tradicional de reforço para pneus, mas que em termos comparativos reduz a resistência ao rolamento, traduzindo-se, por sua vez, em maior economia de combustível. Pode igualmente ter um impacto positivo na tração sobre o piso molhado.


Por: Daniela Portugal | Fonte: AutoMonitor

Proteja melhor os carros da sua frota com os localizadores Inosat.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

1 comentário

  1. Pingback: Goodyear Recebe Prémio Ambiental no Luxemburgo

Leave A Reply