Gestores de Frota: As melhores decisões são as possíveis

0

Cada profissional tem o seu perfil e a sua identidade. A personalidade influencia o desempenho das tarefas e os níveis de performance. No entanto, os próprios cargos exigem dos profissionais determinadas características, essenciais para o bom desempenho. Num gestor de frota? Passa-se o mesmo.

Capacidade de análise – É essencial. Um gestor de frota deve conseguir analisar os recursos da empresa, desde os veículos até aos próprios colaboradores. Esse conhecimento faz com que seja possível determinar níveis de desempenho, saber os limites daquilo que pode ser feito. Os objetivos só são realistas se forem baseados em factos reais. Por isso conheça-os.

Deverá, também, conhecer o mercado. Com isto, referimo-nos não só aos novos veículos (mais tecnológicos e eficientes), mas também a questões relacionadas com a legislação, práticas de gestão eficazes. Os resultados da sua frota, bem como o seu trabalho, saem beneficiados.

Comunicação clara – A análise está feita. Terá agora de comunicar as suas decisões. Deverá fazê-lo com a maior clareza possível. Os colaboradores devem saber exatamente aquilo que pretende deles e do seu trabalho.

Como assegurar a manutenção do veículo? Rotas desejadas?

Estofo emocional – Há decisões que não são fáceis de tomar. Não só com os outros, mas também consigo. As dificuldades são uma provação, mas o exemplo tem de vir de cima. Se o gestor de frota descura o profissionalismo, o que acontecerá com os restantes elementos da sua equipa?

Capacidade de adaptação – Cada empresa, cada frota, dispõe dos seus recursos. Mas, por vezes, existe a tendência para replicar fórmulas de sucesso. Mas o que resultou num determinado momento, com uma determinada frota, poderá não ser o mais indicado para o cenário com o qual se depara.

Analise bem as condições em que trabalha e tome as decisões possíveis.

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply