A Gestão de Frotas já não pode passar sem a telemática

0

De certeza que já ouviu falar em telemática e da sua importância para a obtenção de inúmeros dados sobre a sua frota automóvel. Mas qual é verdadeiramente o seu contributo na gestão de frotas? É isso que vamos explicar.

Para um gestor de frota

As decisões fazem parte da vida de qualquer gestor. Mas tomar decisões sem dados que as justifiquem… é no mínimo arriscado.

Tendo em conta a multiplicidade de tarefas de um gestor de frota, é quase impossível que este esteja sempre em contacto com os motoristas e com os veículos. É aqui que entra a telemática.

A telemática não é mais que um sistema de monitorização utilizado para medir e acompanhar o comportamento de equipamentos à distância, sendo a comunicação efetuada através de redes sem fios.

É possível obter informações e estar em contacto com objetos em movimento, como carros, sendo que os dados são emitidos para uma central de controlo, onde a empresa poderá acompanhar os dados que estão a ser emitidos em tempo real.

Benefícios

Muito bem, a telemática fornece dados essenciais para a tomada de decisões. Mas que tipo de decisões?

Redução de custos – Consegue saber os níveis de consumo dos seus veículos, podendo desta forma corrigir algumas práticas associadas ao estilo de condução adotado.

Manutenções periódicas – Falhas mecânicas, avarias. A prevenção é essencial para evitar custos redobrados.

Segurança da sua frota – Onde está o seu veículo? Está a cumprir o horário que era suposto? Está a seguir a rota habitual? Poderá identificar comportamentos que fujam ao padrão por si estabelecido. Comportamentos desviantes poderão ser bastante problemáticos para a performance da sua frota e para os resultados do seu trabalho.

Fonte: Locamerica (adaptado) – Consulte aqui o artigo original 

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply