Gás Natural ou Gasolina, vai dar ao mesmo em termos de poluição diz a Quercus

0

A associação ambientalista portuguesa Quercus, divulgou um trabalho elaborado pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente “Veículos a Gás Natural – A Estrada para Lado Nenhum”, revelando que os veículos a gás natural não são assim tão ecológicos como se pensava.

Os veículos movidos a gás natural “não acrescentam qualquer benefício de redução da poluição em comparação com os veículos a gasolina”, refere o comunicado da Quercus.

O documento revela que “não existem praticamente ganhos ao nível da redução de gases com efeito de estufa na utilização de gás natural comprimido e liquefeito em automóveis e camiões, em comparação com o gasóleo”.

Ao contrário, para os autores do estudo, a opção por veículos híbridos, elétricos e a hidrogénio “traz benefícios climáticos muito mais relevantes”.

As emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente do setor dos transportes, são apontadas como as grandes responsáveis pelas alterações climáticas, com ocorrência de fenómenos extremos, como ondas de calor, seca, ou elevada precipitação concentrada em períodos limitados de tempo, provocando cheias e inundações.

O estudo, segundo a Quercus, também conclui que “haverá sempre um aumento de emissões com a utilização de gás natural em camiões e autocarros”.

Explica que a redução de emissões conseguida durante a utilização é anulada pelo aumento de emissões de metano durante a extração, produção e transporte do gás.

Fonte: Jornal de Notícias

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Frotas amigas do ambiente

Leave A Reply