Frotas e condutores: 5 formas de comunicar com condutores

0

Os gestores de frotas procuram constantemente formas de comunicar eficazmente com os condutores que gerem, tentando fazer chegar a sua mensagem da forma mais impactante possível. Nesse sentido deixamos-lhe 5 métodos de comunicação

Vamos a então a eles:

  • Manuais do condutor

Os manuais do condutor são modo mais tradicional de transmitir as politicas aplicadas nas operações da frota, devendo conter informação sobre restrições na utilização do veículo, combustíveis, utilização do veículo fora do país, penalizações estabelecidas ou a cobertura do seguro.

Existem ainda muitas outras informações que podem ser introduzidas nestes manuais, o que significa que estes documentos podem ser bastante extensos e pesados.

Nos dia de hoje já não é expectável que um condutor leia de forma entusiasmada estes manuais extensos. Nos dias de hoje, esse cenário afigura-se difícil.

  • Superiores hierárquicos

Os funcionários que se encontram em posições hierárquicas superiores, deverão dar o exemplo no que diz respeito a iniciativas que promovam a segurança, refere Will Murray, diretor de investigação na eDrive Fleet.

“Eles tem de os enriquecer, de fazerem eles próprios e de os apoiarem”

  • Packs para condutores

O grupo Kelly sugere que os condutores tenham acesso a parques de inverno que permitam um maior controlo da segurança do veículo em cenários de mau tempo

O pack poderá incluir desde um raspador de gelo, a um líquido descongelante, óculos de sol ou um medidor de pressão dos pneus.

Com este equipamento os condutores deverão estar muito mais seguros, mas o principal objetivo desta ação era o de os fazer pensar sobre a importância da segurança na estrada durante a época de inverno.

  • Staff Intranet

Os sites de intranet podem ser utilizados para transmitir as políticas relacionadas com questões de frota e a forma como os condutores devem atuar perante determinados cenários.

  • Vídeos

Segundo o Gateshead Council, os vídeos conseguem ter um grande impacto no que diz respeito à transmissão de mensagens relacionadas com a segurança dos condutores.

Uma das técnicas mais eficazes para promover a segurança rodoviária, é a apresentação de casos reais. Casos de motoristas que tiveram a infelicidade de sofrer um acidente e que se prestam a contar a sua história como exemplo.

Desta forma todas as sugestões, todas as dicas serão escutadas com muito mais atenção.

Fonte: FleetNews (adaptado)

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas, Problemas Frequentes

Leave A Reply