Frota própria ou subcontratada – Uma questão que ainda se coloca?

0

É um dilema frequente para os gestores de frota: Será melhor gerir uma frota própria ou optar por uma frota subcontratada? Esta é uma decisão que envolve a análise de múltiplas variáveis, sendo que ambas possuem vantagens.

Vamos expor os nossos argumentos

Frota própria – Controlo vs Custos
É um dilema frequente para os gestores de frota: Será melhor gerir uma frota própria ou optar por uma frota subcontratada?

Esta opção implica que seja uma equipa interna da empresa a gerir todos os aspetos relacionados com a operação da frota automóvel, desde os custos, aos níveis de performance, à manutenção e desgaste.

A este respeito, o processo de gestão está centralizado, podendo controlar mais de perto os procedimentos aplicados.

No entanto, existem algumas componentes da gestão  que envolvem algum grau de especialização, como gestão da documentação, manutenções preventivas e corretivas, “obrigando” a empresa a montar uma estrutura interna capaz de dar resposta técnica a este tipo de problemas, tendo consequentemente de absorver os custos da mão-de-obra.

Frota subcontratada – Reduzir estrutura de custos

É um dilema frequente para os gestores de frota: Será melhor gerir uma frota própria ou optar por uma frota subcontratada?

Com esta opção poderá ter uma vantagem, a previsibilidade dos custos mensais consoante o acordo contratualizado, ao mesmo tempo que as componentes burocráticas ficam a cargo da empresa contratada.

Desta forma poderá alocar recursos humanos, tempo e dinheiro em outro tipo de atividades .

Algumas empresas preferem centralizar toda a gestão de frotas por receio de perder o controlo de vários indicadores. No entanto com as ferramentas digitais existentes hoje em dia, já possível ter acesso a vários dados concedidos pela empresa contratada.

Fonte: Locamerica (adaptado) – Consulte aqui o artigo original

Fonte (imagem): GettyImages

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply