Frota da Câmara de Lisboa está menos poluente revela estudo

0

O município de Lisboa promoveu algumas alterações na sua frota, nomeadamente com a introdução de 57 veículos elétricos ligeiros e 54 veículos pesados movidos a gás natural, estes últimos destinados à recolha de resíduos sólidos urbanos.

O estudo que se debruça sobre a quantificação de impactos energéticos e ambientais da introdução de tecnologias alternativas na frota da Câmara Municipal de Lisboa foi desenvolvido por investigadores do Instituto de Engenharia Mecânica, um polo do Instituto Superior Técnico.

Gonçalo Duarte, um dos coordenadores do estudo, afirmou, em declarações à agência Lusa, que houve “melhorias a nível das emissões de CO2 (dióxido de carbono) e nos poluentes locais” a nível global, embora “o consumo de energia tenha aumentado ligeiramente” nos veículos pesados.

A análise foi iniciada, numa primeira fase antes da introdução dos veículos elétricos, em 2010 sendo continuada entre outubro de 2013 e setembro de 2014

Principais resultados (ligeiros):

  • Melhorou o desempenho energético dos veículos ligeiros tendo o consumo de energia diminuído cerca de 52%
  • Redução do impacto nas emissões de poluentes (entre 33 a 54%), como consequência da redução de quilómetros percorridos.

Principais resultados (pesados):

  • Aumentou, em cerca de 30%, o consumo de energia como consequência da adoção de gás natural.

Em termos totais, as alterações na frota provocaram “reduções entre os 11 e os 54%, consoante o poluente analisado”.

Quanto a oportunidades futuras para os veículos elétricos, Patrícia Batista e Gonçalo Duarte identificaram a possibilidade de adoção de uma solução ao nível do “carregamento inteligente“, assim como uma “gestão da frota no sentido de expansão a outros padrões de mobilidade”.

Já para os veículos pesados movidos a gás natural, o futuro pode passar pela “diversificação energética e segurança no abastecimento” e pela “melhoria da eficiência”, concluíram os responsáveis pela investigação.

Fonte: Notícias ao Minuto

Vigie a atividade dos veículos da frota da sua empresa com soluções de localização por GPS.

Share.

Leave A Reply