Estudo da Universidade Católica conclui que portugueses confiam na Uber

0

A Universidade Católica portuguesa realizou um estudo sobre a Uber em Portugal com o objetivo de perceber qual o impacto da empresa/aplicação junto da população portuguesa, nomeadamente quais as suas impressões sobre o serviço e os níveis lealdade e de confiança que nele deposita.

Utilizadores e não-utilizadores da Uber estão de acordo: o mercado português deve ter espaço para que serviços como o UberX ou UberBlack  possam existir. A conclusão é de um estudo da Universidade Católica, que envolveu 600 inquiridos – 300 utilizadores e 300 não-utilizadores – e que foi divulgado esta segunda-feira.

Quando lhes foi perguntado se consideram que um serviço como o da Uber deve ser permitido em Portugal, 70,3% dos não-utilizadores responderam que sim e 98,7% dos utilizadores também. Apenas 8,7% dos não-utilizadores discordou.

No que diz respeito à confiança sobre a marca, não há dúvidas entre os utilizadores: mais de 97% dos utilizadores dizem que a marca inspira confiança. Já os não-utilizadores dividem-se: 36,3% concorda, mas 34,7% discorda e cerca de 29% não tem opinião.

Em comparação com o serviço de táxi, 94,7% dos utilizadores dizem que confiam mais nos serviços da Uber do que no de táxi, que os carros disponíveis no UberX e UberBlack têm maior conforto (95,7%) e que é mais barato andar de Uber do que de táxi (83,7%). Entre os não-utilizadores, as percentagens descem para 24%, 29,3% e 35,7% respetivamente.

O estudo concluiu que existe “uma entendimento bastante claro do que é a Uber e de qual é o modelo de negócio”, mesmo entre quem não utiliza o serviço. Nesta amostra, 78,7% dos inquiridos não-utilizadores entende que a Uber é uma plataforma tecnológica e apenas 5,7% pensa tratar-se de uma empresa de táxis.

Sobre se acham que o transporte remunerado em veículos ligeiros deve ser uma atividade exclusiva dos táxis, também não houve grandes dúvidas: 93% dos utilizadores discordaram que deveria e 77,7% dos não-utilizadores também. Apenas 15% concordou com a exclusividade.

Por: Ana Pimentel (excerto) | Fonte: Observador

Mantenha os carros da sua frota ao alcance dos seus olhos com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Tecnologia

Leave A Reply