Escândalo Volkswagen: há 94.000 carros com “emissões mentirosas” em Portugal

0

A SIVA, importador das marcas do grupo Volkswagen para Portugal, já revelou o número concreto de automóveis que circulam no país com o software da Volkswagen que falseia emissões poluentes. São, no total, 94.000 carros, um número relativamente “discreto” face aos 5 milhões de veículos de marca Volkswagen espalhados pelo mundo que utilizam este software – número que não inclui os veículos de outras marcas do grupo. Recentemente também a Audi divulgou que existem 2,1 milhões de modelos seus em circulação com o já mencionado software.

Há 94.400 automóveis do grupo Volkswagen em Portugal afetados pela manipulação do motor diesel EA 189 EU5. A informação foi avançada pelo importador das marcas no país, a SIVA, que garantiu que os modelos novos cumprem todas as normas.

Entretanto, os responsáveis da Volkswagen na Alemanha já vieram dizer que a marca vai chamar à revisão cinco milhões de veículos para corrigir o erro.

O presidente da empresa germânica, Herbert Diess, esteve esta terça-feira em Bruxelas para dar explicações às autoridades europeias e garantiu “que estão a trabalhar nas várias soluções, focados nos clientes. Por isso, os proprietários vão ser chamados a fazer mudanças no software das viaturas e até mesmo nos motores, nos próximos meses”.

Entretanto, a Seat informou esta terça-feira que vai suspender as vendas dos modelos que usam o motor associado aos testes fraudulentos. Para já vão ser retirados do mercado 50 automóveis que estavam para venda. Um número muito reduzido tendo em conta que a marca vende 680 por mês.

Mesmo a tentar resolver o problema da fraude, o grupo alemão não consegue travar a debandada dos investidores ao longo da última semana e meia. As ações do grupo continuam em queda acentuada: só esta terça-feira desvalorizaram 4% em Frankfurt.

Fonte: Euronews

Vigie os consumos de combustível dos veículos da sua frota com a localização por GPS.

 

 

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply