Eco-condução pode permitir poupanças de 800 milhões de euros

0

Segundo um estudo apresentado pela ACAP e pelos seus parceiros no Projecto Eco-condução Portugal, a prática de uma condução mais eficiente por parte dos automobilistas portugueses pode representar para o país uma redução até 20 por cento do consumo de combustível, e uma poupança anual superior a 800 milhões de euros em combustível e mais de 1.700.000 toneladas de CO2.

De acordo com a ACAP, os resultados apresentados não devem ser negligenciados por parte dos poderes públicos e sociedade civil, pois evidenciam a eco-condução como uma área de actuação promissora, de baixo custo e que ajuda o país a atingir compromissos ambientais assumidos. Para a ACAP, “as políticas públicas são essenciais ao nível da gestão da mobilidade, da criação de incentivos à inovação tecnológica, mas não poderão contornar o ecocondutor como elemento vital na promoção da mobilidade sustentável”.

A ACAP defende ainda que o ensino da condução é o instrumento de formação mais eficaz das práticas recomendadas actualmente, mas deverá ser validado por uma avaliação rigorosa. Complementarmente, acções de sensibilização aos condutores de veículos privados, veículos de empresas, camiões e autocarros e ainda gestores de frotas serão geradores de inúmeros benefícios que vão desde maiores índices de segurança e conforto a ganhos económicos relevantes.

in Lusomotores

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply