Dados sobre a frota? É tão fácil perdermo-nos

0

A eterna procura pela eficiência. É isso que move, em grande parte, um gestor de frota. Há sempre um detalhe, um pormenor a melhorar na procura dos melhores índices de eficiência.

Quando tal não acontece, os procedimentos estabelecidos são postos em causa, assim como o profissionalismo e competência do gestor de frota. Portanto, e no mínimo, há que estar atento.

  1. Gestão da informação

É importante estarmos informados sobre a frota. Mas não basta ter acesso a dados. Há que torna-los úteis para o seu trabalho. O que fazer com tantos indiciadores de desempenho? Nada mais do que organizá-los. Sistematize, por exemplo: Para analisar determinado indicador é necessário obter os seguintes dados.

A informação em bruto que recebe ser-lhe-á muito pouco útil.

  1. Escolha a ferramenta ideal para o trabalho

A informação, quando organizada, permite a produção de conhecimento. E é esse conhecimento que lhe será útil no momento da tomada de decisão. Decisões como a escolha do veículo ideal para a realização de determinado serviço, determinada viagem. No momento de apresentar resultados, estas decisões poderão revelar-se determinantes.

  1. Gastar? Em quê?

A preocupação de um gestor de frota não poderá estar centrada apenas no: “Onde é que se pode poupar?” É importante que se identifique perfeitamente o: “Onde e como é que o dinheiro está a ser investido?”

O dinheiro que se poupa em determinadas áreas é, por vezes, investido noutras. Nesse sentido, há que saber valer a pena o esforço. Esforço que não pode ser vão, necessitando que os investimentos sejam pensados e ponderados.

Fonte: Chevin Fleet (adaptado)

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Gestão de Frotas

Leave A Reply