Conheça os cartões de frota disponíveis em Portugal

0

Os cartões de frotas são o meio mais eficaz e seguros para o abastecimento de combustíveis pelas frotas de empresas. Com o apoio de soluções de software online, as empresas podem acompanhar a evolução e fazer a gestão dos consumos das suas frotas, corrigindo eventuais anomalias, ao mesmo tempo que garantem descontos no abastecimento e pagamentos de outros serviços. “A gestão eficiente das frotas é fundamental, pelo que é essencial que os nossos clientes acedam online a informações relevantes, como os consumos de cada veículo, preços dos combustíveis e aos extractos completos dos abastecimentos e viaturas”, explica Rui Reis, Director da Unidade de Negócio Empresas da Galp Energia.

Num mercado disputado entre os três principais players do sector – Galp, BP e Repsol – a guerra ganha-se pela multiplicação das funcionalidades associadas aos cartões e pela conveniência, neste caso medida pelo número e dispersão dos postos. Uma vantagem para a portuguesa Galp, que dispõe da maior rede nacional e que, depois das aquisições das operações da Exxon e da Agip, triplicou a cobertura de rede em Espanha, somando já um total 1400 postos na Península.

De meio de pagamento, o cartão de frota desdobrou-se para outros serviços, como o pagamento de portagens, de estacionamento e de crédito no abastecimento.

A BP, por exemplo, passou a integrar o pagamento de portagens no seu cartão BP Plus, com a introdução da Via Verde, enquanto o cartão Galp Frota, pioneira nesta funcionalidade, alargou o pagamento de portagens a Espanha, através do sistema Via T.

A Galp é, aliás, umas das empresas mais inovadoras neste campo, tendo lançado o cartão Galp Frota Profissional, desenvolvido para empresas de transporte de mercadorias ou passageiros que circulam em Portugal e Espanha.

Além dos serviços já associados ao Galp Frota, o novo cartão acrescenta a agora a possibilidade de definir uma rede de postos de abastecimento em função das rotas do cliente, a apresentação da facturação líquida de IVA e um serviço de gestão de multas.

“O cartão Frota Profissional é um produto que lançamos recentemente para ir de encontro às necessidades do segmento de transportes de mercadorias e passageiros que operam na Península Ibérica”, explica Rui Reis. “A recuperação do IVA associada à facturação líquida para gasóleo rodoviário e portagens é de extrema relevância para os nossos clientes”, adianta Rui Reis.

O próximo passo será a extensão da rede do cartão para fora da Península, “Sabemos que os nossos clientes necessitam de uma solução de âmbito internacional. E estamos a trabalhar para, a muito curto prazo, apresentar uma solução”, avança Rui Reis.

in Jornal de Negócios

Share.
Saiba mais sobre:   Artigos, Gestão de Frotas

Leave A Reply