Carga fiscal sobre combústiveis coloca Portugal no Top 10 dos mais caros

0

A edição online do Diário Económico de ontem, apresentava uma infografia interativa que indicava o preço dos combustíveis em cada país da União Europeia, sendo que Portugal se encontrava nos primeiros lugares da lista.

Portugal surge em quinto lugar no que respeita ao ranking dos preços ao consumidor de gasolina 95, incluindo impostos, sendo apenas superado pela Suécia, Dinamarca, Itália e Holanda.

Atualmente o preço médio de referência do litro de gasolina está situado em 1,445 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Em Portugal o preço da gasolina 95 é de 1,398, facto que se deve á elevada percentagem de impostos cobrados no preço final (67,42%), que é bem superior á média europeia (65,8 %).

Portugal surge no Top10 dos países com preços de combústiveis mais elevados da União Europeia, muito graças á elevada carga fiscal praticada.

Já no que respeita ao gasóleo rodoviário, Portugal ocupa a sétima posição do ranking, sendo superado apenas pela Dinamarca, Malta, Finlândia, Itália, Suécia e Reino Unido.

Portugal surge no Top10 dos países com preços de combústiveis mais elevados da União Europeia, muito graças á elevada carga fiscal praticada.

O que se destaca destes números, é a elevada carga fiscal a que estão sujeitos os combustíveis em Portugal. Aliás a diferença de 25 cêntimos por litro nos preços finais dos combustíveis entre Portugal e Espanha é explicada por este fator, uma vez que no país vizinho, e antes dos impostos, os combustíveis são mais caros.

Fonte: Económico (adaptado) | Autor (Infografia): Mário Malhão

Faça frente ao encarecimento do serviço da sua frota de pesados com soluções que potenciam a poupança.

Share.
Saiba mais sobre:   Combustíveis

Leave A Reply