Camionistas reúnem-se amanhã com o Governo

0

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) reúne-se na próxima quarta feira com o Governo, um encontro que será essencial para decidir se a organização avança com um protesto.

O secretário-geral da ANTP, António Lóios, disse que a reunião, agendada para as 11h, «será decisiva para o futuro das posições» da associação.

«Queremos negociar, mas se houver irredutibilidade por parte do Governo, não termos alternativa senão avançar com um protesto», avançou António Lóios.

Os associados da ANTP reivindicam ao Governo a aplicação da directiva comunitária que permite a redução de oito cêntimos no litro do gasóleo e a alteração da lei das contra-ordenações.

Reivindicam também a não introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador), a redução em 50 por cento do custo das auto-estradas à noite e a alteração do Código do Trabalho.

Os associados da ANTP decidiram, a 24 de Abril, que poderiam vir a paralisar a partir de 10 de Maio, «a qualquer dia», caso o Governo não respondesse às reivindicações do sector até essa data.

Caso se concretize, a paralisação poder vir a coincidir com a visita do Papa Bento XVI a Portugal (que decorre de 11 a 14 de Maio).

A ANTP foi criada na sequência do bloqueio de 2008, alegando possuir cerca de mil associados, num sector onde existirão «mais de 13mil empresas» com um total de 59 mil veículos de transporte de mercadorias.

Saiba mais. Oiça a notícia:

in Lusa/Antena 1

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply