Foi atingida a maior diferença de preços entre gasolina e gasóleo desde 2009

0

A gasolina e o gasóleo estão hoje mais distantes, separados por uma diferença de preços que chegou a valores que há muito não se viam e se situa hoje entre os 27,5 e os 35 cêntimos por litro. Os aumentos recentes e inesperados do preço da gasolina, por oposição à maior estabilização do preço do gasóleo, são os principais causadores da situação.

O preço da gasolina vai sofrer mais uma revisão em alta. Desde o início do ano, a tendência tem sido invariavelmente de subida do preço, o que tem contribuído para cavar um fosso cada vez maior entre os dois tipos de combustíveis mais utilizados pelos condutores em Portugal.

Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, a gasolina tinha na semana passada com um preço médio de 1,513 euros por litro, enquanto o gasóleo se cifrava nos 1,238 euros/litro, mantendo-se inalterado em relação à semana anterior.

Comparando os dois valores, podemos verificar que existe uma diferença de 27,5 cêntimos por cada litro dos dois tipos de combustível fóssil. Um ‘fosso’ que, segundo o Jornal de Negócios, já não era tão grande há muito tempo.

É preciso recuar até agosto de 2009 para encontrar uma diferença semelhante, isto se tivermos em conta os preços dos combustíveis ‘simples’. Se olharmos para as versões ‘premium’, a discrepância alarga-se para os 35 cêntimos.

A mais recente subida da gasolina surge numa altura em que o contexto internacional não o faria prever. A manutenção da produção diária por parte da OPEP, combinada com uma procura considerada “excessiva” pela Agência Internacional de Energia, tem contribuído para uma diminuição constante do preço do petróleo ao longo dos últimos meses.

Fonte: Notícias ao Minuto | Fonte (imagem): Kiril Havezov

Otimize os gastos em combustível da sua frota automóvel, torne-a localizável.

Share.
Saiba mais sobre:   Combustíveis

Leave A Reply